Quem sou eu

Minha foto
CAXIAS, MARANHÃO, Brazil
ENG. CIVIL / MS.c.

"POR UM MARANHÃO DO LESTE COMPETITIVO"

"POR UM MARANHÃO DO LESTE COMPETITIVO"
POR UM MARANHÃO DO LESTE COMPETITIVO
OBRIGADO POR VISITAR O WEBLOG !!!!!!!!!!!!!!

THANK YOU, FOR TO VISIT MY WEB SITE !!!!!!!!!!!!!!

Forte abraço do ADMINISTRADOR/ENGENHEIRO

STRONG EMBRACE AND BEST WISHES OF ADMINISTRATOR/ENGINEER

FÁBIO REMY - MS.c


quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

TURBINA DO 737-800 - AEROPORTO DE CAMPINA GRANDE PB


Essa foto peguei no embarque para São Paulo, muito legal essas turbinas tipo "Bochechas de Hamster"................


737-800 Valor dessa obra prima: US$66-75 milhões
Possui um alcance de 5.670 km e é equipado com motores CFMI CFM 56-7.

Formato característico da carenagem do motor do 737 - 800:
Em 1984, o 737 sofreu uma “plástica” fundamental. A maior mudança foi o uso dos motores CFM International CFM56 no lugar das P&W JT8D. A CFM56 era um turbofan de alta derivação (bypass), assim, seu diâmetro era maior do que a JT8D anterior. Desta forma, a sua fixação teve de ser feita através de um “pilão” abaixo e à frente do bordo de ataque das asas, ao invés de fixada sob elas, como anteriormente. Isso apresentou um problema de distância da parte inferior do motor em relação ao solo (um traço de origem na fuselagem derivada dos 707) que tinha de ser contornado. A solução foi instalar a caixa de acessórios do motor com todos os seus equipamentos na parte lateral do motor — dando à nacele do motor a aparência de “bochechas de hamster” típicas do modelo, ou algo semelhante à um amassamento da sua parte inferior.


Fonte: wikipedia.org

Foto: Fábio Remy

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

RECIFE PE PINÁ/BOA VIAGEM....

RECIFE PERNAMBUCO, BAIRRO DO PINÁ PRÓXIMO A BOA VIAGEM, BAIRRO FAMOSO DESTA CAPITAL. NOVEMBRO DE 2007.

FOTO: FABIO REMY

domingo, 24 de fevereiro de 2008

ENCONTRO SOBRE BOAS PRATICAS GERENCIAIS EBencha 2008


Notícia
Postado às 17:16 do dia 19 de Fevereiro de 2008
IEL/PB envia representante à Florianópolis
Valter Barbosa - Campina Grande/PB

Entre os dias 20 e 22 próximos, Florianópolis/SC será palco de importante acontecimento sobre gestão empresarial estratégica de médias e grandes empresas. Trata-se do Encontro Brasileiro de Benchmarking EBench 2008. O evento é dirigido a empresários interessados em conhecer as experiências de outras empresas brasileiras, que obtiveram excelentes ganhos de competitividade no seu segmento, a partir da aplicação do Benchmarking. Além disso, visa promover a troca de experiências entre as unidades regionais credenciadas, através da discussão sobre estratégias de venda e negociação da ferramenta Benchmaking. Na rara ocasião, estarão reunidas, além de empresários, todas as unidades regionais credenciadas pelo IEL/SC no Programa Melhores Práticas para Excelência Industrial - PMPEI. O técnico do IEL/PB, Fábio Remy, estará representando o IEL Paraíba na referida programação. Durante do evento haverá exposições como: Case Masa – Aprendendo a ser melhor que o melhor; Case Brandili – O bom navegador conhece os ventos, as rotas e os melhores instrumentos de navegação; Case Fras-le – Todos os esforços têm importantes resultados, entre outras.

Fonte: Sistema Indústria da Paraíba

737 - 800 GOL AEROPORTO CASTRO PINTO JOÃO PESSOA PB




Aeroporto Int. Pres. Castro Pinto João Pessoa - PB
Um 737-800 da GOL

O 737-800 era uma versão mais longa do 737-700, substituindo diretamente o 737-400. O modelo 800 foi lançado pela Hapag-Lloyd Flug (atualmente Hapagfly) alemã em 1994, entrando em serviço em 1998. Uma versão executiva é oferecida pela Boeing como BBJ2, e o 737-800ERX ("Extended Range") é disponível como uma versão militar para o programa MMA (Multi-mission Maritime Aircraft – Aeronave de Múltiplo Emprego Marítimo) para a Marinha dos EUA. Para diversas companhias aéreas, o modelo 800 substituiu os veneráveis trijatos Boeing 727-200, que dispunham de uma capacidade de passageiros similar.
O 737-800 tem capacidade para 162 passageiros em uma configuração de 2 classes, ou 189 em classe única. Possui um alcance de 5.670 km (3.060 milhas náuticas) e é equipado com motores
CFMI CFM 56-7.
Seu equivalente direto da Airbus é o modelo
A320.
Os 737s não são equipados com sistema de alijamento de combustível como outras aeronaves maiores. Dependendo da natureza da emergência, os 737 podem, ou circular para consumir combustível e perder peso, ou pousar acima do peso máximo certificado de pouso. No último caso, algumas exigências de razão de descida máxima no toque e inspeção pós-pouso devem ser cumpridas, sem maiores problemas.

"737" (seven thirty seven) são as primeiras letras do primeiro verso da canção “Travelin' Band”, gravada pela banda de rock Creedence Clearwater Revival.

O 737 já transportou o equivalente à população do mundo, cerca de 7 bilhões de passageiros.[6]

FONTE: WIKIPEDIA.COM

sábado, 23 de fevereiro de 2008

CAMPINA GRANDE PB


CAMPINA GRANDE´PB - AÇUDE VELHO UM DOS CARTÕES POSTAIS DA CIDADE.
FEVEREIRO 2008
Campina Grande é a segunda cidade mais populosa do estado de Paraíba. Fica a 120 km da capital do estado, João Pessoa. É considerada um dos principais pólos industriais e tecnológicos da Região Nordeste do Brasil. Campina Grande foi fundada em 1º de dezembro de 1697, tendo sido elevada à categoria de cidade em 11 de outubro de 1864.
A cidade possui uma agenda cultural variada, destacando-se os festejos de São João, que acontecem durante todo o mês de junho (chamado de "O Maior São João do Mundo"), a Micarande, um dos mais tradicionais carnavais fora de época do país, o encontro para nova consciência, um econtro ecumênico realizado durante o carnaval, além do Festival de Inverno.
Campina Grande tem destaque nas áreas de informática, serviços (saúde e educação), no comércio e na indústria, principalmente indústria de calçados e têxtil, que são suas principais atividades econômicas. Sedia empresas de porte nacional e internacional.
Campina Grande também é conhecida como cidade universitária, pois conta com duas universidades públicas. É comum estudantes do Nordeste e de todo o Brasil virem morar na cidade para estudar nas universidades locais. Além de ensino superior, a cidade oferece capacitação para o nível médio e técnico.
Fonte: wikipedia.com

FLORIANÓPOLIS SC

FOTO: FÁBIO REMY

FLORIPA SC MORRO DA CRUZ

CAPITAL DE SC, MUITO FAMOSA, ALTO PADRÃO DE VIDA....

FOT: FÁBIO REMY

FLORIPA 100 PRAIAS......

Da janela - Floripa SC 100 praias, ao fundo praia da Daniela.

Historico do vôo: Vôo JJ 3184, Florianopolis - São Paulo Guarulhos, teve início as 16:05 com duração de 1 hora, saindo do Aeroporto Internacional Hercilio Luz SC, com tempo excelente, encontrou um bom tempo até Cumbica - São Paulo. Poucas turbolências, o vôo pegou a rota atlantica, até o litoral paulista. Intenso trânsito aéreo sobre Cumbica e dificuldades para estacionar a aeronave no tubo de desembarque do aeroporto atrasou um pouco a chegada.
Bom vôo.

Foto: Fábio Remy

FLORIPA SC, muito bom....


Da janela - Por do sol sobre São Paulo vôo GOL 1799

Da Janela: Vôo GOL 1799 João Pessoa - São Paulo (GUARULHOS).

Historico do Vôo 1799: Iniciando no Aeroporto Int. Pres. Castro Pinto s/nº. Bayeux. João Pessoa - PB as 14:00 hs, vôo, com destino a Guarulhos (SP) - com escala em Recife - vôo 1799 da Gol, teve a duração de 04 horas. Tempo bom entre Recife e Bahia, este vôo utilizou a rota transatlantica NON STOP entre Recife e São Paulo. Tempo instavel próximo a São Paulo com relâmpagos ao norte no horário das 15:00, provocando algumas turbolências. Aproximação com Guarulhos um pouco tumultuado devido intenso trafégo naquele aeroporto, porém o tempo em Cumbica ajudou na chegada. Bom vôo.

Foto: Fábio Remy

GALERA EM SANTO ANTONIO DE LISBOA SC

ESSA GALERA É BOA....
FEVEREIRO 2008

Por ser um lugar tranqüilo de águas calmas, impróprias para o banho, Santo Antônio de Lisboa pode ser considerado um bairro residencial, alternativa para os que buscam tranqüilidade não muito distante do centro de Florianópolis. Praia recomendada para passeios com a família ou amigos, pois conta com muitos restaurantes e bares situados à beira d’agua, outros não, que com sua culinária, especializada em frutos do mar, encantam o visitante. É um reduto de artesãos e artistas plásticos , onde o turista pode adquirir lembranças típicas, além de ser de visitação recomendada o ano todo, pois agrada tanto aos naturistas quanto aos que visam conhecer e sentir o lado histórico desta Ilha, tão bem representado em Santo Antônio de Lisboa. Distância do Centro: 15km De carro: SC-401, Km 17, entrar em Santo Antônio de Lisboa.

FONTE: http://www.canasvieiras.com.br/Praias_Mapas/exibepraia.php?cod=60

FLORIPA SC

FLORIPA, realmente uma bela cidade. Fevereiro 2008...

Aeroporto Internacional de Guarulhos SP

Procurando meu vôo..

Sendo um hub na América do Sul[1], Guarulhos é o aeroporto com maior movimento internacional do Brasil e o terceiro em tráfego doméstico. No transporte de carga, é o maior da América Latina e ocupa a 36ª posição entre os mais movimentados do mundo.[2] Apesar destes números, é o terceiro maior aeroporto do mundo em número de vôos atrasados, segundo pesquisa realizada pela revista Forbes em janeiro de 2008.[3]

Com uma área de 14 km², dos quais 5 km² é área urbanizada, o complexo aeroportuário conta com um sistema de acesso viário próprio. A Rodovia Helio Smidt se estende por parte do perímetro do aeroporto, tendo ligação com as rodovias Presidente Dutra e Ayrton Senna.
Toda estrutura para passageiros é dividida em dois terminais (TPS1 e TPS2) com 260 balcões de check-in, onde as atividades operacionais funcionam 24 horas por dia. Operam 37 companhias aéreas nacionais e internacionais, voando para 23 países em mais de 100 cidades do Brasil e do mundo.

Foto: Fábio Remy
Fonte: wikipedia.com

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

ARTIGO - INSURREIÇÃO DA BALAIADA (CAXIAS MA)

Clique aqui : Fórum Carajás - Notícias;

E acesse artigo completo sobre estudos aprofundados relativo a insurreição da Balaiada (Caxias MA).

Insurreição da Balaiada (Caxias/MA).

Vista pelas narrativas oficiais como banditismo sertanejo, a Balaiada é revisada por pesquisadores, que mostram novos fatos sobre a revolta maranhense e criam um memorial que preserva a história a partir do olhar dos excluídosApós a abdicação do imperador dom Pedro I, em 7 de abril de 1831, o Brasil conheceu uma das épocas mais violentas de sua história. Dezenas de milhares de pessoas morreram nos conflitos travados durante os nove anos da Regência, período de transição entre o Primeiro e o Segundo Reinado. Como dom Pedro II ainda não tinha idade suficiente para assumir o poder, criou-se uma disputa entre os liberais e os conservadores - cujos representantes mais extremados defendiam inclusive o retorno imediato de dom Pedro I e a volta à antiga situação. Todavia, a pólvora só começou a queimar quando às reivindicações de tendência liberal das elites regionais, que reclamavam maior autonomia, somou-se o descontentamento popular. O país passava por intensa crise econômica e a maioria da população continuava a viver em condições miseráveis.Nesse mesmo período, afloraram práticas ainda bastante comuns em solo nacional, como o "clientelismo", caracterizado pela oferta de cargos públicos em troca de votos ou favores, e o chamado "coronelismo", agravado com a.................




Por: http://www.reporterbrasil.com.br/exibe.php?id=698
Publicada em: 18/08/2006Por: Por João Mauro Araújo, especial para a Repórter Brasil

domingo, 17 de fevereiro de 2008

EMPRESA CAXIENSE ELEITA MELHOR DO BRASIL

Com um júri formado por representantes do meio rural, a Usina Maitá, indústria genuinamente caxiense, foi eleita como a melhor do setor de soja e óleos do Brasil no Anuário do Agronegócio 2007 da Editora Globo. Concorrendo na mesma categoria, gigantes multinacionais do setor como: Cargill, LD Commodies, Coamo, Amaggi, Cocamar e Bunge Alimentos ficaram atrás da indústria caxiense. Apesar de a Usina Maitá ficar atrás das demais concorrentes em critérios de receita líquida e ativo total, ganhou, em termos percentuais, em rentabilidade, giro e evolução do ativo. Sua classificação final superou em 0,5 (meio) ponto a multinacional Cargill, uma das maiores do mundo.

A disposição em inovar foi o conceito-chave que determinou a escolha da vencedora da terceira edição do prêmio Melhores do Agronegócio, concedido pela revista Globo Rural em parceria com o Serasa. A análise foi feita a partir de um levantamento realizado pela entidade junto a cerca de mil empresas ligadas ao campo. A eleição reuniu na Editora Globo, em São Paulo, um grupo composto por cinco representantes de vários elos da cadeia produtiva: Otília Goulart, da CNA - Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil; Luiz Hafers, Conselheiro da SRB - Sociedade Rural Brasileira; Márcio Torres, gerente de análise de crédito do Serasa; Maurício Sampaio, presidente da ABMR&A - Associação Brasileira de Marketing Rural & Agronegócio; e Lucio Brunale, chefe da Embrapa Inovação Tecnológica. Segundo Brunale, o que pesou na escolha da número um foi o investimento em tecnologia e não exatamente quão grande é a empresa.

"O envolvimento dos jurados, que procuram se cercar de mais informações sobre as candidatas, complementando os dados do Serasa, foi um fator que contribuiu para a qualidade do debate", afirma ele. No quesito inovação, um dos fatores que pesaram para a escolha da Usina Maitá como a melhor do setor de óleos foi sem dúvida alguma o apelo ecológico dos produtos feitos na empresa, que tem no babaçu sua principal matéria-prima que é 100% natural, ou seja, livre de agrotóxicos. Para se ter uma idéia do destaque concedido à Usina Maitá na 3ª edição do Anuário do Agronegócio, a publicação da Editora Globo dispensou 3 páginas onde mostra, além dos números da empresa, a importância da cultura do babaçu às famílias rurais maranhenses.


São cerca de 300 mil mulheres trabalhando na extração da amêndoa de babaçu no Maranhão. A capacitação tecnológica da Usina Maitá foi outro diferencial junto as demais concorrentes, bem como o fato do aproveitamento da cultura do babaçu, que vai desde o alimento a produção de sabão. Entre os investimentos tecnológicos que foram destacados pela publicação da Globo está o fato da Usina Maitá "ser a única do Maranhão a utilizar um processo conhecido como solvente, que é capaz de retirar até 10% de óleo da torta de babaçu, antes de produzir o farelo", explica Marco Salem Filho.


FONTE: http://www.portalaz.com.br/noticia/maranhao/86683

sábado, 16 de fevereiro de 2008

Antiga Fábrica de Tecidos (ano de 1889) - CAXIAS MA

Antiga Fábrica de Tecidos (ano de 1889) - CAXIAS MA
Símbolo de uma época de grandeza da Cidade, exportava tecidos manufaturados para outros Estados e Europa.
Dados de Caxias MA
Aniversário :1 de agosto


Sistema de Comunicação:
02 FM (VENEZA, TROPICAL)
02 Am (VENEZA, TROPICAL)
04 CANAIS DE TV (MIRANTE (GLOBO), TROPICAL (BAND), SBT, RECORD)
TELEFONIA: OI, TIM, CLARO

Gentílico :caxiense
Pontos Turísticos:
Balneário Veneza,
Museus,
Praça Gonçalves Dias,
Antigas Igrejas (São Benedito, Matriz, Rosário, dentre várias outras)
Memorial da Balaiada
Centro
Antiga fabrica de Tecidos
Churrascarias
Várias Casas de show
Morro do Alecrim
Balneário Seixos
Balneario Portal da Amazônia (BR 316 Caxias - Teresina)
Antigos Casarões,
Ruinas da Balaiada
AABB
Club Alecrim


Bairros mais populosos:
Centro,
Volta Redonda ,
Refinaria,
São Francisco,
Morro do Alecrim,
Vila Lobão,
Vila Arias,
Ponte,
Nova Caxias,
IPEM,
Veneza,
Alto da Cruz,
Caldeirões,
Aeroporto (antigo Ouro)
Pampulha
Localização: 04° 51' 32" S 43° 21' 21" O



Região metropolitana
Municípios limítrofes
Timon, Codo, Coelho Neto, São João do Soter
Distância até São Luis: 360 quilômetros (BR 316)
Distancia até Teresina: 60 Km (BR 316)
Distância até Fortaleza CE: 690 km
Distância até João Pessoa PB:1290 km
Distância até Belém PA: 1000 km (BR 316)

Características geográficas
Área: 5.223,981 km²
População: 144.387 hab. est. 2006
Densidade: 27,6 hab./km²
Altitude:66 metros
Clima:equatorial
Fuso horário:UTC-3


Indicadores
IDH:0,614 PNUD/2000
PIB: R$ 437.428.000,00 IBGE/2004
PIB per capita: R$ 3.060,00 IBGE/2004

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

BREJO DO CRUZ PB, TERRA DE ZÉ RAMALHO


IGREJA AZUL, ONDE ZÉ RAMALHO FOI BATIZADO EM BREJO DO CRUZ, HÁ MUITO TEMPO ATRÁS.......................

BREJO DO CRUZ PB TERRA DE ZÉ RAMALHO

BREJO DO CRUZ PB, TERRA DO CANTOR ZÉ RAMALHO.

Pesquisadores da Região dos Cocais têm representação da Fapema em Caxias MA

Pesquisadores da Região dos Cocais têm representação da Fapema em Caxias

Mais um escritório da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão, Fapema, é aberto no interior do Estado. Desta vez a região beneficiada com a representação da entidade será a dos cocais. A sede da fundação terá uma sala no campus da Uema de Caxias, que ficará sob a coordenação da PROFª.DRª. Valéria Pinheiro. O projeto de Expansão da Fapema iniciou em 2006, com a instalação do Escritório em Imperatriz, também no campus da Uema, e pretende atender, em breve, cidades como Balsas, Pinheiro e Santa Inês.

Entre as primeiras ações da representante, está o levantamento de dados relacionados ao número de pesquisadores e das linhas e grupos de pesquisa existentes. Outra meta da professora é sensibilizar a comunidade caxiense da importância da pesquisa para o crescimento da região. Valéria pretende difundir a missão e as ações da Fapema entre os cursos de ensino superior e nas escolas públicas e privadas da região, para estimular a participação dos alunos e professores nos prêmios e editais da fundação. A Profª Drª Valéria Pinheiro é graduada em Ciências Biológicas pela Uema (1993), tem mestrado e doutorado em Ciências Biológicas (Entomologia) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (2000 e 2005).

Atualmente é professora Adjunta da UEMA de Caxias. Trabalha na área de Zoologia, com ênfase em Controle de Vetores de interesse médico, atuando principalmente nos seguintes temas: dengue, malária, anophelinos, controle de vetores, investigação de taxas de infecção por técnicas moleculares. A professora acredita que implantação do escritório da FAP será relevante para o desenvolvimento da cidade e de toda a região: “a presença da Fapema vai estimular a difusão do conhecimento e a participação mais ativa dos professores (do ensino médio e superior) na área da pesquisa, para auxiliar na busca de soluções de problemas comuns à região”, coloca.

Caxias – Caxias conta com aproximadamente 144 mil habitantes, dos quais três mil ingressaram no ensino superior, distribuídos entre os onze cursos oferecidos pela UEMA e mais duas instituições de ensino privado. Conforme dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o corpo docente da cidade varia entre 60 e 80 professores, um público atuante na área da pesquisa. De acordo com o Sistema de Cadastro de Pesquisadores da Fapema, o Patronage, os números de trabalhos desenvolvidos na região justificam a abertura da representação da fundação.

O prof. Sofiane Labidi anunciou que serão abertos editais direcionados às áreas prioritárias para otimizar o processo de melhoria de qualidade de vida da população por meio da investigação científica. Para o prof. Labidi, a abertura de mais este pólo representa a resposta a uma demanda intensa de pesquisadores maranhenses: “a Fapema busca ajudar os pesquisadores maranhenses que querem interferir positivamente nos indicadores socioeconômicos por meio do tripé: ensino, pesquisa e extensão. Procuramos atender aos pedidos e solicitações vindos do interior do Estado. Acreditamos que a instalação do escritório em regiões estratégias estimule a comunidade acadêmica e aproxime a vontade de fazer da concretização das ações”, finalizou.


fonte:http://www.portal1.com.br/colunas.asp?colunista=Caxias

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

CODÓ MARANHÃO


Praça Ferreira Bayma, localizada no centro da cidade.

Localiza-se no leste maranhense. A sua localização faz com que a cidade seja cortada pela BR-316 e a linha ferroviária São Luís - Teresina que segue até Fortaleza e serve de principal porta de escoamento da produção agroindustrial. A cidade apesar de estar no estado do Maranhão é muito mais ligado a capital piauiense Teresina pela proximidade de apenas 120 quilômetros.

FACHADA DA CASA DA JUSTIÇA EM CODÓ MARANHÃO



FOTO: FÁBIO REMY


Localiza-se no leste maranhense. A sua localização faz com que a cidade seja cortada pela BR-316 e a linha ferroviária São Luís - Teresina que segue até Fortaleza e serve de principal porta de escoamento da produção agroindustrial. A cidade apesar de estar no estado do Maranhão é muito mais ligado a capital piauiense Teresina pela proximidade de apenas 120 quilômetros.

CASA DA JUSTIÇA CODÓ MARANHÃO



FOTO: FÁBIO REMY

Localiza-se no leste maranhense. A sua localização faz com que a cidade seja cortada pela BR-316 e a linha ferroviária São Luís - Teresina que segue até Fortaleza e serve de principal porta de escoamento da produção agroindustrial. A cidade apesar de estar no estado do Maranhão é muito mais ligado a capital piauiense Teresina pela proximidade de apenas 120 quilômetros.
Tem no seu carnaval a principal festa, famoso por começar uma semana antes da data oficial atraindo pessoas de toda a redondesa principalmente Teresina e São Luís que procuram um carnaval animado e sem violência. A cidade também conta com vários canavais fora de época estando entre os principais: Micarecodó, Codó Folia e o famoso Cornofolia.

FONTE:http://pt.wikipedia.org/wiki/Cod%C3%B3


Obs. Atualmente funciona neste prédio a Secretaria de Educação e a Secretaria de Saude do município. O Fórum (Casa da Justiça)foi transferido para um prédio próprio em outro bairro da cidade.

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008