Quem sou eu

Minha foto
CAXIAS, MARANHÃO, Brazil
ENG. CIVIL / MS.c.

"POR UM MARANHÃO DO LESTE COMPETITIVO"

"POR UM MARANHÃO DO LESTE COMPETITIVO"
POR UM MARANHÃO DO LESTE COMPETITIVO
OBRIGADO POR VISITAR O WEBLOG !!!!!!!!!!!!!!

THANK YOU, FOR TO VISIT MY WEB SITE !!!!!!!!!!!!!!

Forte abraço do ADMINISTRADOR/ENGENHEIRO

STRONG EMBRACE AND BEST WISHES OF ADMINISTRATOR/ENGINEER

FÁBIO REMY - MS.c


domingo, 23 de março de 2008

Rio Itapecuru agoniza em Codó no Maranhão :((

Maior e mais importante rio do Maranhão tem aproximadamente 1.500 kms, percorre o correspondente à 16% de nossas terras, abastece 75% da capital do Estado, São Luís, passa por cerca de 45 cidades do interior e deságua na baía de São José, golfo maranhense. Apesar de tamanha importância, é um sofredor em diversos municípios por ele banhados.

Codó, um dos 10 que ficam às margens do Itapecurú, neste caso, não é exceção. Esgoto na Cidade A imagem do esgoto sem qualquer tratamento que jorra em seu leito o dia inteiro no bairro Santo Antonio, próximo à ponte da trizidela, entristece. Soma-se à isso a extração de areia manual ou por meio de dragas, a sangria do matadouro público e o concreto armado que substituiu sua mata ciliar no que foi anunciado como “prainha”. Os moradores da cidade não o poupam. Os pontos da margem mais visitados são sempre os que exalam maior mau cheiro. “A gente encosta mesmo porque é o jeito. Tem carniça, sujeira, tudo enquanto este pessoal joga aqui dentro”, reclamou a dona-de-casa, Maria de Jesus Alves.

O lavrador, José Ribamar de Sousa, mora no povoado Gameleira. Utiliza o rio para se locomover e vender a produção da roça em balsas improvisadas de talo há mais de 16 anos. É outro que diz ver de tudo, com muita tristeza, descendo nas águas que o ajudam a sobreviver. “Tudo eles jogam neste rio, coisa ruim. Eu fico triste quando eu vejo, mas eu preciso dele direto”, disse.

Veja a Materia completa: http://www.meionorte.com/noticias,Rio-Itapecuru-agoniza-em-Codo-no-Maranhao,42589.html

Fonte: meionorte.com

Comentário: Lamentavel sobre todos os aspectos, a realidade não é diferente nos outros 45 municipios maranhense. Importante e vital para o Estado, o Itapecuru carece urgentemente de mais atenção, estudos e, sobretudo, uma politica de preservação dos seus manaciais e matas ciliares.

Por: FÁBIO REMY

sábado, 22 de março de 2008

SEGMENTO INDUSTRIAL DE CAXIAS MA

Foto: Companhia de Fiação e Tecidos: Fábrica manufatora criada em 1889, localizada na Praça Pedro II, atualmente transformada em Centro de Produção Cultural de Caxias. Faliu em 1950, continha na época 220 teares para 350 operários. No auge da produção, exportava para o NE, BRASIL E EUROPA.


Atualmente, o Poló industrial de Caxias (MA) é composto de vários setores produtivos, onde destacam-se o segmento industrial de Produção Alimenticia (Recentemente, a Usina Maitá, indústria genuinamente caxiense, foi eleita como a melhor do setor de soja e óleos do Brasil no Anuário do Agronegócio 2007 da Editora Globo - Fonte: http://www.portalaz.com.br/noticia/maranhao/86683#), Segmento Industrial da Construção Civil (em franca expansão), Segmento Industrial de Minerais Não Metalicos, Industria do Vestuario e Calçados, Industria da Perfumaria, Sabão e Vela, dentre outros.

Porém, é necessario urgente um Planejamento Estrategico (PE) Local, para curto, médio e longo prazo, visando a atração de capital produtivo, atração de Micros e Pequenas Empresas, incentivo aos APL's, Programas Setoriais, Capacitação e melhoria continuada da mão de obra local, para acrescimo da produtividade e competitividade da empresas, inserção e adequação mercadologica e, sobretudo, para geração de emprego e renda na região polarizada por Caxias.


Por: FÁBIO REMY

SERIE BRASILIA DF: PRÉDIOS COORPORATIVOS...


SEDES DE COORPORAÇÕES EM BRASILIA DF
FOTO: FÁBIO REMY

SEDE DO BANCO DO BRASIL - BRASILIA DF


SEDE DO BANCO DO BRASIL - BRASILIA DF............
FOTO: FÁBIO REMY

sexta-feira, 21 de março de 2008

BELA FOTO :)))

Da janela: Peguei essa foto no Vôo Campina Grande/REcife - Salvador BA.

Belissima foto a 11.ooo m de altura sobre a Bahia. Note o detalhe da asa com WINGLET (dobra da ponta da asa), que serve para melhorar a performance e o desempenho do avião, e o céu de brigadeiro (perfeito para vôo)........................

Foto: FÁBIO REMY

segunda-feira, 17 de março de 2008

CORPO DE BOMBEIROS DE CAXIAS MA.

As outras unidades da corporação estão situadas em São Luís, Imperatriz e Balsas. O município de Caxias, em breve, vai ganhar uma unidade do Corpo de Bombeiros. Esta será a quarta do Maranhão. O local para a instalação da corporação já foi escolhido, será onde antes funcionou a sede do DNER e a Guarda Municipal, após a antiga rodoviária.

Fonte:http://www.cbm.ma.gov.br/pagina.php?IdPagina=124

Comentário: Uma cidade do porte de Caxias MA, com uma população flutuante de 200 hab. já deveria ter uma coorporação do Corpo de Bombeiro há muito tempo. Problemas de salvamento, afogamento, incendio, resgate dentre outros sinistros, ficavam na dependência de TEresina Pi. Porem, Antes tarde do que nunca!!!!!!!!!

PONTA DO SEIXAS JOÃO PESSOA PB

PONTA DO SEIXAS AO FUNDO. PONTO MAIS EXTREMO DO BRASIL

Obs. O Farol do Cabo Branco está situado na Ponta de Seixas, extremo oriental do continente americano, com longitude de 34º 47' 38".

O panorama que se descortina de seu mirante é deslumbrante, vendo-se à frente toda a beleza do Oceano Atlântico em sua plenitude e, aos lados, o litoral paraibano e suas lindas praias, à esquerda, Cabo Branco, Tambaú, Manaíra e Bessa e, à direita, Penha, Seixas e Costa do Sol.
É interessante para o visitante sentir que, naquele momento, é o habitante americano que está em posição mais avançada na costa oriental das Américas, tendo a sua frente apenas a imensidão e a beleza do oceano Atlântico.
FOTO: FÁBIO REMY

PARQUE SOLON DE LUCENA CENTRO DE JOÃO PESSOA PB

Sua inauguração oficial como Parque urbanizado se deu em 1939. Os jardins da Lagoa foram projetados pelo paisagista Burle Marx e o projeto fez parte de um conjunto de modificações que visaram o disciplinamento, o embelezamento e o saneamento das vias urbanas, na nova racionalidade sobre as cidades que começa a ser implementada no Brasil, e na cidade de João Pessoa em particular, desde os finais do século XIX e, principalmente, a partir dos anos vinte do século XX (KOURY, 1986).

O Parque foi tombado pelo IPHAEP - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico da Paraíba em 26 de agosto de 1980, através do decreto nº 8.653, e ocupa uma área desapropriada de 150 mil metros quadrados. Em 1985 seu espaço físico passou por um processo de recuperação e reordenamento

FONTE:http://www.studium.iar.unicamp.br/19/06.html?studium=index.html

FOTO: FÁBIO REMY

PRAIA DE INTERMARES JOÃO PESSOA PB

A praia de Intermares, localizada no município de Cabedelo (a 18 Km de João Pessoa, na Paraíba) é considerada uma das mais belas do litoral brasileiro, mas com alguns diferenciais que as concorrentes não possuem. Praia considerada urbana, apesar de ter poucas construções próximas, é um dos principais points dos surfistas nordestinos e, claro dos paraibanos. Treinar em Intermares, por exemplo, foi uma das primeiras escolas do campeão mundial de surf, o paraibano Fábio Gouveia. Fabinho deu os seus primeiros passos, aliás, nados em Intermares, local predileto para os seus treinos e competições.Mas não é só isso que a praia chama a atenção do turista e da população nativa. Um grupo de kitesurfistas, entre eles o campeão brasileiro em 2002, Joseph Carneiro, esteve na Paraíba mapeando o litoral para encontrar as praias ideais para a prática deste esporte, que chegou no Brasil há pouco mais de dois anos. O grupo encontrou em Intermares, segundo Joseph, uma das praias mais propícias do mundo para a prática desta modalidade.Kitesurf, para quem ainda não conhece, é um esporte praticado no mar com uma prancha e um pára-quedas. No Brasil esse esporte ainda é muito novo, mas na Europa ele já vem sendo praticado a mais de cinco anos. Uma das características de Intermares, para ter obtido o título de uma das melhores do mundo, é ela ser aberta, sem muitas moradias próximas e ter um vento relativamente forte e constante.

FOTO: FÁBIO REMY

INTERMARES AREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL

PRAIA DE INTERMARES JOÃO PESSOA PB AREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL - APA

FOTO: FÁBIO REMY

INTERMARES JOÃO PESSOA PB BRASIL




PRAIA DE INTERMARES, PROXIMO A CAMBOINHA EM JOÃO PESSOA PB.

domingo, 16 de março de 2008

PIAUI E OS ET's

O Piauí é o maior Estado do Nordeste com notificações ufológicas. A afirmação, que envolve crenças e o imaginário popular, é garantida pela União de Pesquisas Ufológicas do Piauí.

A entidade, composta por 8 integrantes, tem se destacado pelos trabalhos investigativos que envolvem vigílias e pesquisa de campo. Ainda são grandes as incógnitas que cercam o mundo ufológico. E exatamente desmistificar estes mistérios o objetivo da entidade, que já atua há quatro anos em todo o território piauiense. O trabalho do grupo é divulgado através do site www.upupi.com.br, onde são expostos relatos de populares
e as pesquisas do grupo.

De acordo com Aristides Oliveira, membro do grupo, todo o trabalho da entidade é direcionado a pesquisas, seguindo sempre uma linha investigativa. “O nosso objetivo é totalmente embasado em provas concretas. O nosso objetivo é tentar esclarecer a população e desmistificar alguns mitos. Muitas vezes uma pessoa vê um objeto estranho e já pensa que é um fenômeno ufológico, e nem sempre existe a possibilidade de ser um fenômeno desse tipo”, diz.

Relatos de populares são base de pesquisas no Piauí
Apesar de não existirem comprovações científicas, o grupo possui um acervo de depoimentos populares. Segundo Flávio Tobler, membro do grupo, o Piauí possui uma infinidade de fenômenos inexplicáveis, que se encontram em fase de estudo. Ele acrescenta que cada localidade possui
uma peculiaridade, no entanto, a maioria dos casos possui características em comum. “Os relatos dos populares são muito semelhantes.

Muitas vezes, pessoas de cidades totalmente distantes dizem a mesma
coisa”, afirma o pesquisador ao destacar que as semelhanças entre os objetos são a luminosidade, movimentos e características físicas.

Entre os municípios com grande incidência de fenômenos não identificados,
está Miguel Leão. Segundo os pesquisadores, o local foi palco de uma onda ufológica, com 30 boletins de ocorrência. “Os moradores da região relatam que foram atacados por seres não identificados e chegaram a prestar queixa na delegacia”, diz Igor Fabrício, também membro do grupo.

Fonte: meionorte.com

quinta-feira, 13 de março de 2008

VALE DOS DINOUSSAUROS SOUSA PB.....









O Vale dos Dinossauros/PB é internacionalmente conhecido do ponto de vista das pegadas, fósseis de dinossauros é um dos locais arqueológicos mais importantes do mundo.
As primeiras pegada de dinossauros no Brasil foram encontradas, em 1897, na localidade de Passagem das Pedras (Sousa - PB), pelo agricultor Anísio Fausto da Silva, que com espanto denominou-as de "rastro do boi e rastro da ema".
Das treze localidades descobertas, no município de Sousa, algumas são muito ricas em detalhes, apresentando não somente interesse científico, mas sustentando espanto e a admiração do público em geral. A localidade mais bonita e clássica na opinão de Giuseppe Leonardi, permanece sendo a primeira descoberta por Anísio Fausto da Silva em Passagem das Pedras. Ali a pista principal é a de um iguadonte - dinossauro semibípede e herbívoro, pesando entre três e quatro toneladas - profundamente gravada na rocha, numa linha reta de mais ou menos cinqüeta metros. As pegadas medem 40 cm de largura e observam-se também as gretas de contração da lama petrificada. Nesta localidade está sendo implantado um arrojado projeto de infra-estrutura de preservação ambiental e turística financiado com recursos do MMA-PED/BANCO MUNDIAL.

domingo, 9 de março de 2008

CESC/UEMA CAXIAS MA, realizou importante pesquisa sobre Biodiversidade do Rio Itapecuru

O Laboratório de Genética e Biologia Molecular (Genbimol), do Centro de Estudos Superiores de Caxias da Uema, está desenvolvendo pesquisas sobre a fauna de peixes (ictiofauna) do rio Itapecuru. Os estudos buscam conhecer e propor um modelo de utilização sustentável dos recursos naturais da região.

Funcionando há cerca de um ano, o Genbimol é coordenado pelos professores-doutores Claudene Barros e Elmary Fraga. O laboratório desenvolve atividades ligadas à genética e à biologia molecular. Nele, professores e alunos realizam pesquisas básicas e avançadas que vão da extração de DNA à amplificação de genes.

Alguns projetos do centro também recebem a colaboração da Universidade Federal do Pará (UFPA), do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) e do Museu da Universidade de São Paulo (MZUSP). Dentre os atuais estudos desenvolvidos por docentes e acadêmicos do Genbimol, alguns se referem à classificação genética de peixes. “Com o seqüenciamento de DNA é possível mapear espécies de peixes e, a partir disso, detectar a variabilidade genética entre elas, para que possamos subsidiar programas de manejo e conservação”, explica o pesquisador Elmary.

A caracterização genética de peixes de importância econômica da bacia do rio Itapecuru, como a pescada corvina (Plagioscion squamosissimus), o surubim (Pseudoplatystoma fasciatus), o curimatá (Prochilodus sp), assim como a caracterização e manejo genético de populações de tucunarés, constituem parte do grupo de espécies investigadas no laboratório do Cesc/Uema.

Os estudos básicos sobre a biologia da “ictiofauna” do rio Itapecuru, visam à geração de modelos de funcionamento do ecossistema e ao subsídio de uma proposta de uso racional dos recursos naturais. De acordo com a proposta dos pesquisadores, a compreensão dos aspectos da dinâmica populacional é importante para o estabelecimento de políticas de manejo e para o planejamento dos períodos de captura e defeso dos peixes. Esse procedimento ordenado e sistematizado iria possibilitar, conforme os professores, a integração com os setores produtivos a região.Além do estímulo às políticas de preservação, o estudo da genética dos recursos pesqueiros da Bacia do Rio Itapecuru favorece também a formação de recursos humanos, com o incremento das pesquisas acadêmicas e a consolidação do Curso de Ciências Biológicas da UEMA, em Caxias.

A constante introdução dos tucunarés fora de sua distribuição natural – os rios da Amazônia – se apresenta também como um dado preocupante. Nesse sentido, o estudo sobre a origem genética dos estoques de tucunarés cultivados além da Amazônia busca contribuir para uma conscientização e utilização de manejo baseado na sustentabilidade.Ele afirma que, a pesquisa sobre a fauna dos peixes da Bacia do Rio Itapecuru tem uma importância vital, já que a maioria das pessoas, daquela região, depende economicamente do rio. “Estudar a fauna de peixes é necessário porque, assim, saberemos dos problemas e estaremos mais preparados para fazer um monitoramento e sugerir soluções”, reitera.

Materia completa no site:http://www.maranhao.gov.br/cidadao/noticias.php?Id=6672
Fonte:http://www.maranhao.gov.br/cidadao/noticias.php?Id=6672






sexta-feira, 7 de março de 2008

MONUMENTO TORTURA NUNCA MAIS - RECIFE PE


FOTO: FÁBIO REMY

MONUMENTO TORTURA NUNCA MAIS. CENTRO DE RECIFE ANTIGO. PRÓXIMO A RUA DA AURORA. UMA HOMENAGEM AOS PERSEGUIDOS E ASSASSINADOS PELA DITADURA MILITAR.

Nota: Inaugurado no dia 27 de agosto de 1993.O monumento se descreve como uma moldura de concreto de 7.00 x 7.00 mt vazada, contendo uma chapa de aço inoxidável fixada na metade superior sustentando uma escultura de um homem pendurado por uma haste de aço inoxidável, feita em concreto de aprox. 1.80 x 1.60 x .80 mt., em posição fetal com referência a posição de tortura chamada de "pau-de-arara". segura com a mão esquerda a haste que o prende. Seu rosto se encontra virado rumo ao rio Capibaribe como um sinal de protesto.

RECIFE PE - MAIS ANTIGA PONTE DO BRASIL MAURICIO DE NASSAU

FOTO: FÁBIO REMY 02/10/2007 - HOJE RECIFE PE
FOTO: DESCONHECIDO - ONTEM DÉCADA DE 70


A bela ponte Maurício de Nassau, a mais antiga do Brasil. A original foi construída pelo conde holandês em 1643, para ligar o Recife à cidade Maurícia. Em 1917, foi construída uma nova no mesmo local. Uma das mais belas pontes da cidade, a Ponte Maurício de Nassau, liga as Ilhas do Recife e Santo Antônio.


Observe a foto antiga na década de 70 do mesmo angulo de 2007 (30 ANOS DEPOIS). A palmeira ainda jovem, a ponte, os prédios no fundo. IMPRESSIONANTE ESSAS FOTOS. SORTE DE PESQUISADOR.

quarta-feira, 5 de março de 2008

BITEC APROVOU 26 PROJETOS EM 2007

Notícia
Postado às 00:00 do dia 16 de Agosto de 2007
Programa BITEC aprovou 26 projetos da Paraíba
Valter Barbosa (Colab. Natan Barros)

Criado em 1993, em parceria com o SENAI, SEBRAE e CNPq, o Programa BITEC (Bolsa de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico) tem como objetivo conceder bolsas para estudantes universitários devidamente orientados por professores. Os bolsistas são encarregados de descrever, equacionar ou contribuir para o desenvolvimento tecnológico e a inovação nas micro e pequenas empresas. O BITEC na versão 2006 teve como escopo a valorização do trabalho do estudante universitário (bolsista) como também o do seu departamento de ensino e o reconhecimento da própria empresa, que de certo modo, abre as portas para o desenvolvimento tecnológico e a inovação no processo produtivo.Em 2006 foram disponibilizadas, em nível nacional, 500 bolsas destinadas a pesquisas em âmbito industrial, visando à melhoria dos processos sistêmicos industriais, por intermédio dos seguintes alvos de pesquisa: Gestão Ambiental, Gestão de Custos, Biotecnologia, Nanotecnologia, Caprinocultura, entre outras áreas de pesquisa científica e atuação.

Através do BITEC o estudante tem a chance de colocar em prática os conhecimentos assimilados na universidade, em um ambiente de complexidade empresarial com atribuições e responsabilidades mais críticas e desafiadoras. Do outro lado, temos a empresa, que pode contar com o apoio de um bolsista orientado por professores para o auxílio na busca de soluções que visem à organização, a produtividade e a competitividade.Os núcleos regionais do IEL ficam responsáveis em âmbito nacional pela divulgação do BITEC nas micro e pequenas empresas, universidades e meios de comunicação, a partir daí, ocorre o recebimento dos projetos que são encaminhados à Brasília, onde passam pela avaliação de uma junta composta por representantes do SEBRAE, CNPq e do IEL Nacional.De acordo com o coordenador do Programa BITEC/2006 no IEL-PB, Fábio Remy, cada Estado teve a sua cota dependendo do número de projetos encaminhados à Brasília.

terça-feira, 4 de março de 2008

AV. BOA VIAGEM, RECIFE PE


AV. BOA VIAGEM, RECIFE PE. EM FRENTE PINÁ, AO LADO PRAIA DE BOA VIAGEM...
FOTO: FÁBIO REMY 10/10/2007

RECIFE PE.


RECIFE PE, PRÓXIMO A BOA VIAGEM....
FOTO: FÁBIO REMY 10/10/2007

SOBREVOANDO SANTOS SP.....


SOBREVOANDO SANTOS SP A 11.000 m DE ALTURA....
FOTO: FABIO REMY 19/02/2008.

segunda-feira, 3 de março de 2008

PARABÉNS AO GRANDE CAMPEÃO, ESSE MERECE SER POSTADO........

Enquanto ministros, dirigentes e funcionarios de estados e municipios, andam aproveitando as benesses dos cartões coorporativos e reitor de universidade, mobiliando superapartamento com dinheiro de pesquisa das sucateadas universidades brasileiras, um jovem cearense pobre chamou a atenção de todo o Brasil. Trata-se de Ricardo Oliveira da Silva, 19 anos. Filho de lavradores e portador de uma doença séria e rara, deu uma lição para todos nós:

" Ganhou a Olimpíada Nacional de Matemática".

De Várzea Alegre, CE, na zona rural, onde mora o estudante medalha de ouro em matemática. A cidade fica a 447 quilômetros de Fortaleza.

Ricardo nasceu com uma doença neurológica que atrofia a medula espinhal e causa fraqueza nos músculos. Ele é filho de agricultores. A família recebe um salário-mínimo por mês, da aposentadoria de Ricardo e R$ 76 de programas sociais do governo. A deficiência impediu que ele fosse à escola, mas ele não perdeu a vontade de estudar. Ricardo foi alfabetizado pela mãe, Dona Francisca da Conceição, que só cursou até a sexta série.

Com a ajuda do irmão mais novo, ele foi além da leitura e das operações básicas da matemática. Aos 17 anos, Ricardo conseguiu se matricular na escola. Ele fez um teste e ficou na quinta série, mas só tem uma aula por semana, quando um professor vai até a sua casa. O acesso é de barro e a cadeira de rodas não passa por ela. O jeito foi Sr. Joaquim, improvisar um "carrinho de mão" para transportar o filho.

Quando vai a escola para fazer as provas, Ricardo é carregado por um quilômetro. Assim, ele conseguiu participar duas vezes da Olimpíada Nacional de Matemática e ganhar duas medalhas de ouro. A última foi entregue na terça-feira, no Rio de Janeiro, entregue pelo presidente da Republica.

Ele também foi ouro nas Olimpíadas de Astronomia e Astronáutica.

PARABÉNS AO GRANDE CAMPEÃO... :))

domingo, 2 de março de 2008

IRON MAIDEN, VOCALISTA PILOTARÁ BOEING 757-200...

Boeing 757-200


Manobra publicitaria ? Não. Ele é piloto nas horas vagas. A verdade é que o vocalista Bruce Dickinson da lendária banda IRON MAIDEN (Hard rock ou 100 % Metal de boa qualidade) pilotará um boeing 757. Há 33 anos na estrada, 100% metal, Steve Harris, Bruce Dickinson & Cia, se apresentam no Brasil em 2008 na turnê "Somewhere Back In Time". Os shows acontecem em São Paulo, Curitiba e Porto Alegre (como sempre). A última vez que o grupo esteve no país foi em 2004. O ideal seria que shows como esses, também fossem apresentados em Recife PE, como a ultima túrne da excelente banda de Hard Rock Scorpion.

Bons vôos para o Iron e um céu de brigadeiro para Dickinson...

Por: Fábio Remy
Foto: wikipedia.org