Quem sou eu

Minha foto
CAXIAS, MARANHÃO, Brazil
ENG. CIVIL / MS.c.

"POR UM MARANHÃO DO LESTE COMPETITIVO"

"POR UM MARANHÃO DO LESTE COMPETITIVO"
POR UM MARANHÃO DO LESTE COMPETITIVO
OBRIGADO POR VISITAR O WEBLOG !!!!!!!!!!!!!!

THANK YOU, FOR TO VISIT MY WEB SITE !!!!!!!!!!!!!!

Forte abraço do ADMINISTRADOR/ENGENHEIRO

STRONG EMBRACE AND BEST WISHES OF ADMINISTRATOR/ENGINEER

FÁBIO REMY - MS.c


segunda-feira, 13 de julho de 2009

ACIDENTE COM VASO SANITÁRIO
ARTIGO:
Está se tornando comum ouvirmos comentários relativos a pessoas que se acidentaram ao usar inadequadamente o vaso sanitário, esses acontecimentos têm deixado as pessoas que atuam na área de Instalação Hidrosanitária, preocupadas e buscando soluções, para que o tema abordado seja resolvido.
De acordo com o site www.portalphoenix.com.br, percebemos a gravidade dos acidentes através de imagens registradas durante um atendimento médico. O número de acidentes relacionados a essa temática tem crescido consideravelmente, principalmente nas Repartições Públicas, onde as pessoas ao utilizarem o vaso sanitário, sobem no mesmo para evitar o contato com as partes superficiais contaminadas; imaginando estar praticando medidas adequadas de higiene, entretanto são expostas a um ato inseguro, pelo fato dos vasos sanitários serem feitos de louça e não suportarem peso concentrado.

Diante dessa problemática, fazemos alguns questionamentos:
Por que as empresas fabricantes de vasos sanitários, não anexam em seus produtos panfletos informativos advertindo os consumidores, sobre possíveis riscos no uso indevido dos mesmos? Será que a segurança e satisfação do cliente estão em primeiro plano, nos negócios dessas empresas?
Em meio aos pontos levantados, a conclusão que chegamos é que não podemos ficar na inércia diante dessa realidade, precisamos exercer o papel de cidadão divulgando e alertando em locais públicos, o uso correto do vaso sanitário. Sabemos que é um trabalho árduo e gradativo, porém muito importante para a prevenção de acidentes, pois a informação é o melhor vínculo para o combate dessa questão.


Ivanildo de Sousa. (Instrutor Educacional Técnico SENAI – CAM)

sexta-feira, 10 de julho de 2009

PESQUISA FEITA EM CAXIAS PELA UEMA É PUBLICADA NA REVISTA DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE CLINICA

alunos do curso de Medicina da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) no Centro de Estudos Superiores de Caxias (Cesc), estudaram os pacientes da cidade.

Foram analisados 78 prontuários de pacientes que procuraram os postos de saúde nos municípios de Piquizeiro, Cangalheiro, Volta Redonda, Salobro e Centro, com sinais e sintomas que induziam à hanseníase e que foram submetidos à analise clinica. Além disso, foram checados os cadastros da vigilância epidemiológica, a fim de auxiliar nos projetos de saúde no município, organizar campanhas e tentar minimizar os danos ocasionados pela doença.

A hanseníase é uma doença infecto-contagiosa crônica e curável causada pelo bacilo Hansen. Apesar da facilidade de contágio, ela apresenta baixa letalidade. Seus problemas principais estão vinculados à possibilidade de cegueira, de necrose dos membros, ausência de sensibilidade nos locais comprometidos e espessamento nervoso.

A pesquisa em Caxias consiste em um levantamento feito de janeiro de 2007 a dezembro de 2008 para saber em quais meses do ano a incidência é maior, qual perfil dos pacientes, qual forma da doença é mais freqüente e quais as mudanças que aconteceram durante o tempo pesquisado.

Na cidade, os casos cresceram no segundo ano da pesquisa. A maioria dos infectados é parda (29%), adulta (55,1% entre 20 e 59 anos) e composta por lavradores (20,5%). A média de analfabetos doentes (32,1%) chega a ser maior que a do nordeste (26,6%) e atinge pessoas que, normalmente, tem padrão de vida mais baixo.

De acordo com Lailton de Sousa Lima, autor principal do estudo: “O município ganha muito com esta pesquisa, pois através deste estudo tem-se um conhecimento mais profundo sobre a situação da hanseníase local, além de incrementar a necessidade do tratamento e reconhecimento precoce da doença. Estamos preocupados por conta da grande incidência relativa da forma mais grave da doença e pela tendência crescente do ciclo de transmissão”.

O artigo referente ao trabalho foi publicado na Revista da Sociedade Brasileira de Clinica, volume 7, Nº 2, Março/Abril 2009 – Publicação bimestral e indexada ao sistema LILACS. Participaram:

1. LAILTON DE SOUSA LIMA, autor principal do trabalho, acadêmico de medicina, Presidente do Núcleo de Pesquisa e Extensão do Centro Acadêmico Aluízio Bitencourtte de Albuquerque - CAMABA e Monitor da Disciplina Anatomia Humana;

FONTE:http://www.oimparcial.com.br/noticias.php?id=12833

segunda-feira, 6 de julho de 2009

MARANHÃO NA MÍDIA COM A CRISE INSTITUCIONAL DO SENADO

O Estado do Maranhão virou alvo da mídia nacional, no que diz respeito ao desempenho social, econômico e de crescimento, com a recente crise cristalizada na Senado brasileiro, por parte dos tabloides, sites, weblog, jornais online e sites de relacionamento. O Estado, atualmente, disputa com Alagoas o ultimo lugar no que presta e o primeiro em tudo que não presta no Brasil, o maior atraso econômico, a maior pobreza social, segundo a mídia nacional.

LAMENTAVÉL SOB TODOS OS ASPECTOS ....

sábado, 4 de julho de 2009

quinta-feira, 2 de julho de 2009

LIVRO EM FORMATO HQ SOBRE A GUERRA DA BALAIADA, DEVERIA TER SIDO LANÇADO PRIMEIRO NO MUSEU DA BALAIADA EM CAXIAS MA, QUE FOI O PALCO PRÍNCIPAL


Foi lançado, na galeria do SESC em SÃO LUIS MA, o álbum ilustrado Balaiada – A Guerra do Maranhão,(roteiro e diálogos assinados por Iramir Araújo e as ilustrações, de Ronilson Freire e Beto Nicácio), o álbum foi publicado com apoio da Secretaria de Estado da Cultura do Maranhão- Secma. A história em quadrinhos (HQ), com 80 páginas impressas, cobre o período de 1838 a 1842, no qual se deu a guerra civil cujos conflitos e implicações políticas mobilizaram população e autoridades do Nordeste. Fato ocorrido mais precisamente no Morro do Alecrim em Caxias MA, envolvendo negros, mestiços criadores de gado, artesãos, tropas legalistas.

Este evento histórico que serviu como divisor e refêrência, colocando CAXIAS MA no palco da história do Maranhão, Nordeste e do Brasil, chegando o patrono do exército Brasileiro LUIS ALVEs DE LIMA E SILVA a receber o título de DUQUE DE CAXIAS, poderá um dia torna-se um filme, pórem sendo o palco da guerra, São Luis mais precisamente na praça Deodoro, se os Caxienses não tomarem cuidado (Os americanos já disseram que a Amazônia é deles nos livros!!!), sobretudo na preservação e conservação deste fato importante do Brasil, ocorrido nesta querida cidade.

É importante a preservação de vários outros ícones que caracterizaram a história de Caxias no tempo como: Os três corações importante entreposto comercial do meio norte na década de 30, a manufatura ícone da época que a cidade era próspera, os antigos casarões e seus lígitimos azulejos portugueses únicos no mundo, as Igrejas antigas e de arquitetura barroca, a Veneza e sua importância ambiental para a cidade, o rio Itapecuru, a reserva ambiental Inhamum, a história dos poetas, incluindo Gonçalves Dias o "Maior Poeta do Brasil" e vários outros pontos que merecem ser preservado, conservado e perpetuado.

POR: FÁBIO REMY

veja a reportagem do lançamento deste livro em formato HQ na integra neste endereço eletrônico abaixo:

http://www.oimparcial.com.br/noticias.php?id=12085

FOTOS DO MUSEU DA BALAIADA





FOTOS: FÁBIO REMY