Quem sou eu

Minha foto
CAXIAS, MARANHÃO, Brazil
ENG. CIVIL / MS.c.

"POR UM MARANHÃO DO LESTE COMPETITIVO"

"POR UM MARANHÃO DO LESTE COMPETITIVO"
POR UM MARANHÃO DO LESTE COMPETITIVO
OBRIGADO POR VISITAR O WEBLOG !!!!!!!!!!!!!!

THANK YOU, FOR TO VISIT MY WEB SITE !!!!!!!!!!!!!!

Forte abraço do ADMINISTRADOR/ENGENHEIRO

STRONG EMBRACE AND BEST WISHES OF ADMINISTRATOR/ENGINEER

FÁBIO REMY - MS.c


domingo, 28 de fevereiro de 2010

ANTONOV AN 225 - ESSE É BRUTO !!!!!!!!!




No pátio do Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos estava no dia 14/02 o Antonov AN-225, "O absoluto", o maior avião do MUndo. A aeronave veio de Houston, nos Estados Unidos, e realizou o seu primeiro pouso no Brasil às dez horas da manhã.

De origem ucraniana, o AN-225 possui 88,4 metros de envergadura, 84 de comprimento e 18 metros de altura máxima, além de seis turbinas e capacidade de carga de 210 toneladas, peso equivalente ao de três aeronaves Airbus A320, com 180 lugares cada, carregados de combustível.

Fonte: http://www.infraero.gov.br/noticia_detalhe.php?cod_noticia=3586&PHPSESSID=4rbj56dtoil6n5slapp4tp69v3

domingo, 21 de fevereiro de 2010

GRUTA DE PAI MATEUS CABACEIRA PB





Foto: Fábio Remy

Reza a lenda que Pai MAteus era um eremita que viveu muitos anos nesta grutas, era um sábio e vivia de meditar, esta área é uma APA, outros dizem que é zona ufologica, ninguem sabe ao certo a história correta, o certo é que muitos turistas de todo o mundo vão visitar as tais pedras com seus encantos e mistérios. Fica em Cabaceiras PB, umas das zonas mais seca do Mundo e onde foi filmado o AUTO DA COMPADECIDA, filme brasileiro que foi sucesso de bilheteria.

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

HISTÓRIA DE CAXIAS MA: A AVIAÇÃO EM CAXIAS, REGISTRO DE UMA ÉPOCA AÚREA DESTA CIDADE MARANHENSE...


Foto: Fábio Remy

Serão Misseis teleguiados?, aviões com turbinas queimando querosene?, jatos de longo alcance a grande altitude em contato com o frio?, Disco voadores ?, etc, não se sabe, o certo é que comum atualmente ver esses objetos voadores cruzando o céu de Caxias MA, sobretudo nas primeiras horas do dia.

Talvez um Boeing A320, procurando o aeroporto da única grande cidade do Maranhão que não possui este tipo de acesso para a nevegabilidade aérea, pois Timon (Privado), Codó (Aeroporto Magalhes Almeida), Balsas (Muito Bom), Bacabal (ICAO: SWBI), Imperatriz (5 vôos diários - GOL, TAM, OCENAIR,RICO AEROLINHAS, PANTANAL AIR, com excelente Aeroporto) e São Luiz, possuem Aeroportos modernos.

Foi-se o tempo, que segundo os mais antigos, em Caxias MA tinha-se aeroporto (AEROPORTO SANTOS DUMMONT ERA LOCALIZADO NO DISTRITO DA SIRIEMA ONDE DECOLAVA E ATERRISSAVA AS NAVES MAIS POTENTES DA ÉPOCA COMO OS P.PRINCE INGLESES, BIMOTORES TIPO TURBOHELICE E AVIÕES MENORES NUM INTENSO TRAFÉGO AÉREO) e possuia uma linha aérea regular o Vôo-RR 1.2.51, inclusive operando as Empresas Loide Aéreo, Aeronorte (Na qual houve um grande acidente aéreo em 09/03/1952 em Caxias MA, um modelo Percival Prince, Prefixo PP-NBA desta empresa, parecido com P.Prince da fotos abaixo:


Foto 1: Avião P. PRINCE, 1952, AERONORTE (Modelo que baixava diariamente em Caxias MA, ligando a cidade por vias aéreas a Parnaiba PI, Carolina MA, São Luiz, etc).

Foto:http://cgi.ebay.co.uk/PERCIVAL-PRINCE,--1952,-AERONORTE---B%2FW-ORIGINAL-PHOTOG_W0QQitemZ350293316390QQcmdZViewItemQQimsxq20091215?IMSfp=TL091215159001r14302


Foto 2: P. Prince no Hangar.
Foto: www.wikipédia.com

Que caiu quando pousava no aeroporto de Caxias, MA, com muitas vítimas e grande repercussão nacional e Internacional. Além da Real Aerovias, e pasmem a Varig (gostaria de mais relatos e fotos, quem puder disponibilizar agradeço), ligando a cidade por vias aéreas a Parnaiba PI, Carolina MA, São Luiz MA, Recife PE, Belém PA, Goiana GO, etc, isto a 70 anos atrás, quando a cidade era mais forte e favorecida econômicamente, a ponto do Sistema Aerovias Nacional, inclui-la na rota área nacional.


A cidade precisa retornar a esses tempos aúreos de longos vôos, crescimento sustentavel, um aeroporto moderno e perder o incomôdo título da cidade do "Já Teve".

Fábio Remy


Obs 1:A Antiga Aeronorte (Empr. De Transp. Aéreos Norte do Brasil), foi Fundada em São Luiz do Maranhão no dia 30/12/1940 com uma frota de 3 aviões ingleses Percival Prince além de 3 Lockheed Mod.10 Electra comprados da Varig.
Fonte:http://forum.aeroentusiasta.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14255

Obs 2. Tido como um dos aviões mais seguro da época o Percival P-50 Prince 3 era de fabricação UK - England, Early 1950's e em serviço,este foi o único acidente ocorrido com o avião P.PRINCE (PP-NBA with Aeronorte), an accident in Caxias/MA on 09/MAR/1952, segundo a MYAVIATION.NET.UK

Obs 3. Notificação de vôo (RR 1.2.51) acidentado em Caxias MA em 9/març/1952:

Helicoptero vai vôos razantes e causa sustos na comunidade..




Com razantes e nuvens negras ao fundo um helicoptero, estava dando um showzinho particular.

Fotos; Fábio Remy

sábado, 6 de fevereiro de 2010

PORQUE O SOLO DE CAXIAS MA É INSTÁVEL ???

Muito se tem comentado-se ao longo do tempo sobre a instabilidade do solo de Caxias MA, que inibe a construção de prédios acima de 10 andares, será isto verdade ou lenda? eis a resposta:

O solo caxiense "Caracteriza-se por áreas planas, rampeadas em relação à drenagem, com Plintossolos e Areias Quartzosas resultantes da cobertura areno-argilosa
descontínua sobre os arenitos argilosos de Formação Corda. Destacam-se na
paisagem, relevos residuais em colinas, cristas, pontões e morros talhados nos arenitos argilosos da Formação Motuca com solos Podzólicos Vermelho-Amarelos ( Argissolos Vermelho-Amarelos, popular "BARRO") Concrecionários (CASCALHOS).

Essas características fazem dessa área um ambiente instável com predominância da vulnerabilidade alta.

fonte:IBGE DIRETORIA DE GEOCIENCIAS 1997.

Portanto conforme resposta acima , confere a verdade, porém para grandes construções seriam necessário fundações tipo sapata isolada reforçada com estacas profundas.