Quem sou eu

Minha foto
CAXIAS, MARANHÃO, Brazil
ENG. CIVIL / MS.c.

"POR UM MARANHÃO DO LESTE COMPETITIVO"

"POR UM MARANHÃO DO LESTE COMPETITIVO"
POR UM MARANHÃO DO LESTE COMPETITIVO
OBRIGADO POR VISITAR O WEBLOG !!!!!!!!!!!!!!

THANK YOU, FOR TO VISIT MY WEB SITE !!!!!!!!!!!!!!

Forte abraço do ADMINISTRADOR/ENGENHEIRO

STRONG EMBRACE AND BEST WISHES OF ADMINISTRATOR/ENGINEER

FÁBIO REMY - MS.c


segunda-feira, 26 de abril de 2010

O GRANDE GÊNIO NIEMEYER




Oscar Niemeyer, arquiteto brasileiro, considerado um dos nomes mais influentes na Arquitetura Moderna Internacional, sua obra esta presente em Campina Grande PB, trata-se do MAPP - MUSEU DA ARTE POPULAR DA PARAÍBA, o grande mestre da arquitetura mundial com 102 anos, ainda produzindo projetos belissimos com estrutura em balanço.

domingo, 25 de abril de 2010

EM DEFESA DOS ANIMAIS


fonte:http://raivaescondida.wordpress.com/2010/03/10/terramoto-pode-ter-sido-provocado/

quarta-feira, 21 de abril de 2010

RIO ITAPECURU AGONIZA EM CAXIAS MA


Foto: Fábio Remy

"O processo de assoreamento do Itapecuru já vem se registrando há algum tempo" (PROF. FLORIMAR ARANHA).

A questão ambiental é fator de sobrevivência da humanidade, neste contexto, inclue-se o gerenciamento da agua disponivel para consumo humano, que poderá ser motivo de disputa mundial em breve, segundo estudiosos. Em Caxias MA,o Rio Itapecuru, importante manancial hidrico do maranhão, vem agonizando ao longo do tempo, sofrendo degradação acentuada e paulatina.

Os impactos ambientais decorrentes da extração de materia prima para a construção civil, tais como argila para fabricação de tijolos, telhas, etc, calcário para fabricação de cimento, areia para utilização como agregado, dentre outros insumos, contribuem de forma acentuada para o acrescimo dos níveis de agressão e consequentemente, formação de ilhas, assoreamento das matas ciliares e depreciação do rio.

Caxias por possui um setor industrial um pouco mais evoluido que cidades banhadas pelo rio tais como: Codó, Passagem Franca, Mirador, Colinas, dentre várias outras, contribue com indicadores mais acentuados de emissões de residuos sólidos e líquidos no Rio Itapecuru.

O rio apresenta ainda, poluição por descarga de matéria orgânica em suas aguas, devido a vários agentes, tais como descarga doméstica, industrial, hospitalar, etc, atrelado ao fato de sua população ribeirinha vir crescendo e principalmente o aumento dos aglomerados urbanos, que não dispoem de sistemas de tratamento dos esgotos, transformando-se em motivo de preocupação ....

Segundo BARRADAS (1996), esta carga orgânica poderá atingir níveis insuportaveis para o rio decompor. Isto pode comprometer a qualidade da agua para consumo humano, aumentando a incidência de doenças de veiculação hidricas na área da bácia, como a cólera, dentre outras.

Segundo a SEMA em Caxias foram encontrados vários estabelecimentos que depositam suas cargas orgânicas diretamente no rio sem tratamento tais como: Sorveterias, Cerâmicas, Descascadoras de Arroz, Serrarias, Postos de Combustiveis, Curtume, Mercados, Dentre outros. Em ordem os municipios com maiores fontes de agressão ao rio são: Caxias (30), Colinas (13), São Domingos (11)...

Portanto, urge a necessidade de medidas mitigadoras, compensadoras, planejamento e Educação Ambiental da população urbana e rural, para a preservação deste importante rio maranhense e sobretudo preservação da qualidade de vida da população e gerações futuras....

FÁBIO REMY MS.c

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS:
1. ARANHA, F.J. et al. Itapecuru River basin (Maranhão, Brazil): limnological, geological and geomorphological preliminary characterization. Verh. Internat. Verein. Limnol. 26:857-859. 1997.
2. BARRADAS, Manoel do Nascimento. Rio Itapecuru: uma proposta de preservação. Caxias: Comepi, 1996, 48p.
3. SEMA - Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais do Maranhão

quinta-feira, 1 de abril de 2010

FALTA MÃO DE OBRA QUALIFICADA PARA CONSTRUÇÃO CIVIL: UM PROBLEMA CRÔNICO



Dentro do plano de crescimento traçado pelos dirigentes do Pais, esqueceram de incluir a capacitação e modernização da mão de obra para o segmento da construção civil, desde serventes até Engenheiros Civis.

Segmento de maior importância na indústria brasileira, pois é o primeiro em geração de emprego e renda e o primeiro do PIB nacional, a construção civil pode parar pela falta de mão de obra capacitada conforme os novos requisitos do setor que incluem: Qualidade, produtividade, tecnologia, inovação e sustentabilidade, em todo o país.

Um grave problema para o desenvolvimento da Nação, sobretudo quando se tem agendado para os próximos anos, eventos como OLIMPIADAS, COPA DO MUNDO, ETC.

Onde estão os cursos técnicos, cursos profissionalizantes, cursos de formação de tecnologos e universidades na área da construção civil, para suprir esse grave problema para o crescimento da Nação ?

Fábio Remy MSc