Quem sou eu

Minha foto
CAXIAS, MARANHÃO, Brazil
ENG. CIVIL / MS.c.

"POR UM MARANHÃO DO LESTE COMPETITIVO"

"POR UM MARANHÃO DO LESTE COMPETITIVO"
POR UM MARANHÃO DO LESTE COMPETITIVO
OBRIGADO POR VISITAR O WEBLOG !!!!!!!!!!!!!!

THANK YOU, FOR TO VISIT MY WEB SITE !!!!!!!!!!!!!!

Forte abraço do ADMINISTRADOR/ENGENHEIRO

STRONG EMBRACE AND BEST WISHES OF ADMINISTRATOR/ENGINEER

FÁBIO REMY - MS.c


domingo, 24 de outubro de 2010

BRASIL 4ª POTÊNCIA DO MUNDO EM 2050


FONTE:http://www.youtube.com/watch?v=wu7XY3e41Nc&NR=1

domingo, 3 de outubro de 2010

CAXIAS MA: SEREMOS MAIOR AINDA...

Reportagem especial em Veja desta semana, a maior revista do país, destaca a cidade de Caxias dentre os municípios que mais crescem no Brasil. De acordo com a revista, a Princesa do Sertão Maranhense é considerada destaque, sobretudo em razão de sua vocação para o comércio. Apontada dentre as cidades médias que mais crescem no país, Caxias, segundo a revista, é um dos municípios que “se tornaram polos regionais com grandes redes varejistas e atacadistas”.

A Veja diz que Caxias teve um crescimento de 10,6% em seu Produto Interno Bruto entre 2002 e 2007, principalmente em decorrência do desenvolvimento do setor. “Sem dúvida nenhuma, a mola mestra da nossa cidade hoje é o comércio.

Situada no Leste Maranhense, Caxias é uma cidade histórica, de povo acolhedor, cercada de morros e nascentes. Terra de Gonçalves Dias, o maior poeta; de Coelho Neto, de Teixeira Mendes e outros reconhecidos intelectuais, Caxias tornou-se também conhecida como um celeiro de talentos, por conta de suas tradições de cultura e civilização.

Inscrita na História do Brasil pelas lutas da independência e da Balaiada, Caxias, de acordo com um dos livros do historiador Mário Meirelles, transformou-se um dos símbolos da lutou pela unidade nacional. “Na bandeira brasileira está um lema de um filho de Caxias, Teixeira Mendes: Ordem e Progresso. Do chão de Caxias saiu o título que guardará para a eternidade o nome de Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, o Patrono do Exército que soube juntar a espada à prudência, que foi político e deputado pelo Maranhão”, escreveu Mário Meirelles.

O compositor Osório Duque Estrada inspirou-se em um verso da Canção do Exílio, do poeta caxiense Gonçalves Dias, para compor uma das estrofes do Hino Nacional. A expressão “Ordem e Progresso”, inscrita na bandeira brasileira, foi criada pelo caxiense Teixeira Mendes.


Na revista Veja Caxias aparece na quarta colocação do ranking das cidades médias brasileiras que se tornaram polos regionais com grandes redes varejistas e atacadistas. A reportagem especial de 47 páginas sobre as 20 metrópoles brasileiras de futuro registra um crescimento médio anual de 10,7% de evolução no Produto Interno Bruto (PIB) da Princesa do Sertão entre 2002 e 2007, taxa muito superior à média nacional de 4% ao ano.

FONTE: REVISTA VEJA

LAMENTAVEL: No MA, quase 70% dos eleitores não têm o ensino fundamental

Com 4.344.696 votantes, o eleitorado do Maranhão é formado, em sua maioria, por pessoas que não completaram o ensino fundamental, ou seja, com menos de nove anos de estudo. Essa parcela do eleitorado maranhense soma cerca de 70% do total de pessoas que vão às urnas neste próximo domingo (3).

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 31% (1.341.508) dos eleitores maranhenses informaram que não completaram o ensino fundamental, 23,5% (1.019.369) sabem ler e escrever e 14,6% (635.087) são analfabetos. De todos os eleitores do Estado, apenas 1% cursou o ensino superior; 8,6% concluíram o ensino médio e 14,5% não terminaram o ensino médio.

As mulheres são maioria no Maranhão. Elas somam 50,9% (2.204.972) dos eleitores, enquanto os homens representam 48,9% (2.116.411) dos votantes. Ainda segundo a Justiça Eleitoral, o eleitorado do Estado é composto, em sua maioria, por pessoas jovens com idade entre 25 e 34 anos (26%), seguido pelos eleitores na faixa etária entre 45 e 59 anos (18,2%). Aqueles com idade entre 35 e 44 anos totalizam 17,4%, os eleitores entre 21 e 24 anos são 12,1% e de 18 a 20 somam 8,2%.

Aqueles com idade entre 60 e 69 anos totalizam 7,5%. Os eleitores com idade entre 70 a 79 anos são 4,7%, acima de 79 anos são 2,3%, com 17 anos são 1,8% e com 16 anos correspondem a 1,3%.

FONTE: www.terra.com.br

Lamentavel sobre todos os aspecto, sobretudo porque quem elegem são os excluidos e portadores de pouco conhecimento. O MA tem que virar este quadro e investir nas politicas educacionais e sobretudo gerar um ciclo virtuoso para o estado, para sair do atraso e da miséria.....