FOTO: FÁBIO REMY - AEROPORTO DA PAMPULHA BH-MG
O ATR-42 Aerospatiale é uma aeronave de médio-porte e propulsão turbo-hélice combinada com asas altas, cujo projeto voltado para a utilização tipicamente civil, no transporte regional de passageiros em rotas curtas e médias, conta com as características necessárias de robustez estrutural e conforto para atender a demanda de pequenas e médias companhias aéreas por um tipo de equipamento mais adaptado para operação lucrativa em pequenas e médias localidades, geralmente com infraestrutura mais deficiente, com pistas de pouso mais curtas e obstáculos próximos das cabeceiras e prolongamentos, exigindo procedimentos de decolagem e aproximação mais complicados.
Configuração : 46 assentos (média-densidade) ou 50 Assentos (alta-densidade);
Comprimento mínimo de pista necessário para decolagem: 1.500 Metros (lotado / dias quentes / tanques cheios);
Velocidade de Cruzeiro: 500 km/h (ATR-42-300) ou 550 km/h (ATR-42-500);
Média ponderada de consumo de combustível (Decolagem, subida, cruzeiro e descida) : 0,06 Litro por Assento / Km voado;
Motorização (Potência) : 2 x Pratt & Whitney PW-121 (2.100 shp cada);
Teto de serviço: 8.500 Metros;
Alcance máximo (MTOW): 1.850 Kilômetros (Reserva 45 minutos);
Comprimento mínimo de pista necessário para decolagem: 1.500 Metros (lotado / dias quentes / tanques cheios);
Velocidade de Cruzeiro: 500 km/h (ATR-42-300) ou 550 km/h (ATR-42-500);
Média ponderada de consumo de combustível (Decolagem, subida, cruzeiro e descida) : 0,06 Litro por Assento / Km voado;
Motorização (Potência) : 2 x Pratt & Whitney PW-121 (2.100 shp cada);
Teto de serviço: 8.500 Metros;
Alcance máximo (MTOW): 1.850 Kilômetros (Reserva 45 minutos);
FONTE: wikipedia.org
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