Quem sou eu

Minha foto
CAXIAS, MARANHÃO, Brazil
ENG. CIVIL / MS.c.

"POR UM MARANHÃO DO LESTE COMPETITIVO"

"POR UM MARANHÃO DO LESTE COMPETITIVO"
POR UM MARANHÃO DO LESTE COMPETITIVO
OBRIGADO POR VISITAR O WEBLOG !!!!!!!!!!!!!!

THANK YOU, FOR TO VISIT MY WEB SITE !!!!!!!!!!!!!!

Forte abraço do ADMINISTRADOR/ENGENHEIRO

STRONG EMBRACE AND BEST WISHES OF ADMINISTRATOR/ENGINEER

FÁBIO REMY - MS.c


terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

HISTÓRIA DE CAXIAS MA: A AVIAÇÃO EM CAXIAS, REGISTRO DE UMA ÉPOCA AÚREA DESTA CIDADE MARANHENSE...


Foto: Fábio Remy

Serão Misseis teleguiados?, aviões com turbinas queimando querosene?, jatos de longo alcance a grande altitude em contato com o frio?, Disco voadores ?, etc, não se sabe, o certo é que comum atualmente ver esses objetos voadores cruzando o céu de Caxias MA, sobretudo nas primeiras horas do dia.

Talvez um Boeing A320, procurando o aeroporto da única grande cidade do Maranhão que não possui este tipo de acesso para a nevegabilidade aérea, pois Timon (Privado), Codó (Aeroporto Magalhes Almeida), Balsas (Muito Bom), Bacabal (ICAO: SWBI), Imperatriz (5 vôos diários - GOL, TAM, OCENAIR,RICO AEROLINHAS, PANTANAL AIR, com excelente Aeroporto) e São Luiz, possuem Aeroportos modernos.

Foi-se o tempo, que segundo os mais antigos, em Caxias MA tinha-se aeroporto (AEROPORTO SANTOS DUMMONT ERA LOCALIZADO NO DISTRITO DA SIRIEMA ONDE DECOLAVA E ATERRISSAVA AS NAVES MAIS POTENTES DA ÉPOCA COMO OS P.PRINCE INGLESES, BIMOTORES TIPO TURBOHELICE E AVIÕES MENORES NUM INTENSO TRAFÉGO AÉREO) e possuia uma linha aérea regular o Vôo-RR 1.2.51, inclusive operando as Empresas Loide Aéreo, Aeronorte (Na qual houve um grande acidente aéreo em 09/03/1952 em Caxias MA, um modelo Percival Prince, Prefixo PP-NBA desta empresa, parecido com P.Prince da fotos abaixo:


Foto 1: Avião P. PRINCE, 1952, AERONORTE (Modelo que baixava diariamente em Caxias MA, ligando a cidade por vias aéreas a Parnaiba PI, Carolina MA, São Luiz, etc).

Foto:http://cgi.ebay.co.uk/PERCIVAL-PRINCE,--1952,-AERONORTE---B%2FW-ORIGINAL-PHOTOG_W0QQitemZ350293316390QQcmdZViewItemQQimsxq20091215?IMSfp=TL091215159001r14302


Foto 2: P. Prince no Hangar.
Foto: www.wikipédia.com

Que caiu quando pousava no aeroporto de Caxias, MA, com muitas vítimas e grande repercussão nacional e Internacional. Além da Real Aerovias, e pasmem a Varig (gostaria de mais relatos e fotos, quem puder disponibilizar agradeço), ligando a cidade por vias aéreas a Parnaiba PI, Carolina MA, São Luiz MA, Recife PE, Belém PA, Goiana GO, etc, isto a 70 anos atrás, quando a cidade era mais forte e favorecida econômicamente, a ponto do Sistema Aerovias Nacional, inclui-la na rota área nacional.


A cidade precisa retornar a esses tempos aúreos de longos vôos, crescimento sustentavel, um aeroporto moderno e perder o incomôdo título da cidade do "Já Teve".

Fábio Remy


Obs 1:A Antiga Aeronorte (Empr. De Transp. Aéreos Norte do Brasil), foi Fundada em São Luiz do Maranhão no dia 30/12/1940 com uma frota de 3 aviões ingleses Percival Prince além de 3 Lockheed Mod.10 Electra comprados da Varig.
Fonte:http://forum.aeroentusiasta.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14255

Obs 2. Tido como um dos aviões mais seguro da época o Percival P-50 Prince 3 era de fabricação UK - England, Early 1950's e em serviço,este foi o único acidente ocorrido com o avião P.PRINCE (PP-NBA with Aeronorte), an accident in Caxias/MA on 09/MAR/1952, segundo a MYAVIATION.NET.UK

Obs 3. Notificação de vôo (RR 1.2.51) acidentado em Caxias MA em 9/març/1952:

5 comentários:

natali pontes disse...

QUE RELÍQUIA, FÁBIO... GOSTEI!! VALEU A PENA TODO O SEU ESFORÇO E HORAS PESQUSANDO. PARABÉNS!!!!

Anônimo disse...

Natali, deu trabalho mais valeu a pena, acho que nem o pessoal de Caxias MA, sabem desta importante pagina da História de Caxias MA. É um resgate histórico da grandeza que a cidade foi um dia e espero que volte a ser no futuro. A meta é resgatar a História da grandeza que esta cidade foi num passado distante.. =>

Abraços. Fábio Remy MSc.

Anônimo disse...

Vc é um filho ilustre que inaltece nossa querida cidade, esse resgate histórico é prova maior disso, pois nos remete a uma nova mentalidade longe daquelas que atualmente nos impelem a todo momento; o pessimismo, que tem como escopo propiciar a ação dos oportunistas tupiniquins. Caxias é grande, grande pela sua história e pelo seu povo e merece respeito.
Valeu mesmo! Abraços.
ATT.
Carlos Alberto.

Anônimo disse...

Valeu Prof. Carlos alberto, realmente nos anais da história, estão guardados relíquias históricas que devem ser resgatadas para mostrar a população caxiense o quão importante foi essa cidade em um passado distante, a ponto de possuir um aeroporto com vôos regulares, possuir ligações aéreas diárias com as principais cidades do Brasil de 1950 a 1964, e outros marcos históricos que devem ser aflorados e preservados para o engradecimento desta importante Cidade Maranhense... \o/

Anônimo disse...

É sempre bom saber da História da nossa cidade, nem na escola a gente aprende isso. VLW!!!!!!!!!!!!