Quem sou eu

Minha foto
CAXIAS, MARANHÃO, Brazil
ENG. CIVIL / MS.c.

"POR UM MARANHÃO DO LESTE COMPETITIVO"

"POR UM MARANHÃO DO LESTE COMPETITIVO"
POR UM MARANHÃO DO LESTE COMPETITIVO
OBRIGADO POR VISITAR O WEBLOG !!!!!!!!!!!!!!

THANK YOU, FOR TO VISIT MY WEB SITE !!!!!!!!!!!!!!

Forte abraço do ADMINISTRADOR/ENGENHEIRO

STRONG EMBRACE AND BEST WISHES OF ADMINISTRATOR/ENGINEER

FÁBIO REMY - MS.c


sábado, 22 de maio de 2010

PESQUISA UFPI/PRODEMA:SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL EM CONSTRUÇÃO? O CASO DO ASSENTAMENTO CAXIRIMBU EM CAXIAS-MA

Luciana Batista Lima1, Maria Dione Carvalho de Moraes2
1Engenheira Agrimensora, mestranda em Desenvolvimento e Meio Ambiente/PRODEMA/TROPEN/UFPI,
luciana0308@gmail.com; 2Socióloga, doutora em Ciências Sociais pelo IFCH/UNICAMP, professora no
DCS/CCHL/UFPI; no Mestrado de Políticas Públicas/CCHL/UFPI, e no Mestrado em Desenvolvimento e Meio
Ambiente/PRODEMA/TROPEN/UFPI, mdione@superig.com.br; mdione@uol.com.br

Considerações Finais (Conclusão)
Tratando-se da dimensão ambiental da sustentabilidade – que nunca é demais lembrar, deve ser sempre tratada em recursividade em relação às demais – percebe-se o interesse de algumas famílias em utilizar as possibilidades naturais de uma forma mais equilibrada, haja vista a
percepção das modificações ambientais relativas à diminuição da diversidade da fauna e flora e do empobrecimento do solo. No entanto, observam-se práticas danosas como queimadas, exposição do lixo, dispersão de resíduos detergentes, embalagens nos riachos, e agricultura de vazante, em desacordo com uma conduta ambientalmente desejável. Por outro lado, revelam-se em Caxirimbu elementos de uma consciência ecológica em processo, como a preocupação com a geração futura,sendo muitas das práticas danosas defendidas em razão de valores associados à herança cultural e a
tradições da população, como diz o assentado Sebastião Rodrigues da Silva, 66 anos,: “É! Aqui tem um bocado que tentam conservar a mata para servir mais pra adiante (...) A gente tem que conservar isso aqui, porque isso aqui é nosso” .
Sem dúvida, a preocupação com a natureza aparece como identificação das famílias com o lugar, por ser ele que garante parte da manutenção e reprodução familiar e pela apropriação das possibilidades naturais oferecidas, o que também é responsável pela construção de uma rede de relações sociais geradas, sobretudo, no trabalho com a terra. Mas percebe-se que os/as camponese/as de Caxirimbu realizam uma ética fundada na reciprocidade e como disse Brandão (1999), numa relação de saberes afetivos com o ambiente natural mas, como lembra Moraes (2000) como sujeitos históricos concretos, não permanecem à margem da história. De fato, têm uma posição complexa e apropriada a uma situação objetivamente complexa, como é a relação de sobrevivência e reprodução social no âmbito da modernidade. Assim, por um lado querem participar de aspectos vistos como “positivos” do processo de modernização: dominar a natureza, o
“mato”, subjugá-la e extrair dela o seu sustento – mesmo que sem acesso a tecnologias que permitam o uso de técnicas agrícolas “modernas’ – e através desse caminho, ampliar as atividades de aprovisionamento e, de certo modo, alguma produção para o mercado. Observe-se, porém, que ao mesmo tempo querem manter o uso que tradicionalmente faziam da terra como – lugar para viver, para receber amigos e familiares, e suas estratégias – mesmo aquelas de inserção no mercado – devem ser vistas como voltadas para a reprodução do grupo doméstico, desenvolvimento da vida humana. E talvez seja este o ponto de inflexão mais importante e poderoso que a ATES parece que não percebeu: distinguir o que é mera submissão à ideologia dominante – estar entre dois universos ideacionais (RIBEIRO, 1992): por um lado afloram no discurso e nas práticas, valores do universo ideacional dominante: a natureza domada,
exaurida em seus limites. Por outro, emerge uma sabedoria desse/as campones/as que querem utilizar todo o conjunto de elementos naturais acessível, visando o aprovisionamento da vida, mas pensando o Assentamento como a fundação de um lugar (MORAIS, 1992, MORAES, 2000). Talvez se possa dizer com Moraes (2000), que ambígua é a própria realidade – que tem dimensões díspares e inseparáveis. Ou seja: a vida no assentamento, por um lado, amplia o espaço de possibilidades produtivas, a partir dos múltiplos espaços que o ecossistema oferece, nos moldes tradicionais do fazer agrícola. Ao mesmo tempo, restringe o uso ilimitado da apropriação das possibilidades oferecidas pelos ecossistemas. Essa ambigüidade não é do sujeito. Ela aponta para acomplexidade do real, sendo acentuada no contexto do capitalismo contemporâneo no qual nem sempre é muito clara a distinção entre valores e valor de mercado.

4 comentários:

Bianca Moura disse...

Olá Fábio! Procurando um site sobre caxias encontrei o seu e fiquei a pensar. Será o Remy do colégio caxiense? aquele rapaz sério, calado e misterioso na infância e adolescência. Se for muito prazer em revê-lo. Seu trabalho é interessante, e muito importante para perquisa de nossa amada Caxias-MA. Olha só, sou Bianca Moura, sou de Caxias e vc me conhece. Sabe o Mourinha do Hand Bool, pois é, sou eu mesma. Fiz algumas mudanças, nada extranho para quem me conheceu. Moro em Brasília, trabalho pelo governo, é, estou bem. super legal esse contato.

Anônimo disse...

Ok Bianca Moura, acredito que sim, pois Remy no Caxiense, acho que só tinha eu rssss, de qualquer forma, obrigado pelo comentário e isso é um canal de informações sobre Caxias, afinal de contas, temos muitas coisas boas para mostrar sobre esta cidade na internet.

valeu e obrigado !

1ª IGREJA CRISTÃ EVANGELICA DE CAXIAS disse...

oi... fazendo uma busca rapido, me deparei com a publicaçao desse pequeno trecho de minhas pesquisas em seu espaço... fiquei muito feliz...
caso queira, temos mais alguma coisa a contribuir com a divulgação de nossa terra.
Luciana Batista Lima
M.Sc. Desen. e Meio Ambiente
Caxias - Ma

Anônimo disse...

Ok, Prof. luciana Batista, mande informções sobre caxias que com certeza coloco no ar, este site já vai com mais de 10.000 visitas do mundo todo, abraços...........