Quem sou eu

Minha foto
CAXIAS, MARANHÃO, Brazil
ENG. CIVIL / MS.c.

"POR UM MARANHÃO DO LESTE COMPETITIVO"

"POR UM MARANHÃO DO LESTE COMPETITIVO"
POR UM MARANHÃO DO LESTE COMPETITIVO
OBRIGADO POR VISITAR O WEBLOG !!!!!!!!!!!!!!

THANK YOU, FOR TO VISIT MY WEB SITE !!!!!!!!!!!!!!

Forte abraço do ADMINISTRADOR/ENGENHEIRO

STRONG EMBRACE AND BEST WISHES OF ADMINISTRATOR/ENGINEER

FÁBIO REMY - MS.c


sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

2009 ANO DA INOVAÇÃO TECNOLOGICA NO MARANHÃO

A expansão do ensino à distância é apenas uma das mais de dez iniciativas que começam a ser implantadas para fazer de 2009 o ano da inovação tecnológica no Maranhão, acentua o presidente da Fapema, Sofiane Labidi. Os novos programas vão desde o estímulo à inovação tecnológica nas micro e pequenas empresas, incluem um hospital virtual para atender a população nos locais mais distantes, onde não há médicos disponíveis; e passam pela ênfase à pesquisa nas áreas de biocombustíveis — de babaçu e mamoma — e tecnologia aeroespacial — em Alcântara está instalado o Centro de Lançamento de foguetes e satélites “Todas as ações irão compor o Parque Tecnológico – Maranhão Pólo Tech”, diz Labidi, um cientista nascido na Tunísia e formado na França que há 14 anos vive no Maranhão, onde foi parar como professor visitante para implantar o primeiro programa de pós-graduação da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Ele lembra que a Fapema tem neste ano R$ 30 milhões para aplicar nessas ações. Os resultados, acrescenta, vão se somar ao esforço do governo federal, que promete construir no estado 14 novos Cefet (Centro Federal de Educação Tecnológica) até o final de 2010. Algo expressivo, pois até agora só existem duas dessas escolas funcionando no estado.


Ao lado da qualificação dos recursos humanos, os projetos da Fapema visam estimular a inovação tecnológica, principalmente nas pequenas e médias empresas. “Com o fenômeno da globalização, as empresas maranhenses estão em competição direta com empresas dos quatro cantos do mundo. Entretanto, poucas adotam alguma iniciativa para colocar a inovação tecnológica em prática”, comenta o presidente da Fapema.

Foi pensando em preencher essa lacuna que surgiu o “Inova Maranhão”, composto de várias ações e com recursos para financiar projetos de inovações tecnológicas em produtos, processos ou serviços oferecidos por empresas, ou consórcios empresariais, desde que maranhenses e classificados como micro ou pequenas empresas. Essa ambiciosa estratégia abrange ainda a aprovação na Assembléia Legislativa da Lei Estadual da Inovação, tornando o Maranhão o sétimo estado da federação a dispor desta legislação, em complementação à Lei Federal de Inovação — que regulamena o investimento estadual na área e permite a criação do Fundo Estadual de Incentivo à Inovação Tecnológica.


“Não vamos parar nisso. Vamos avançar também na produção de software, na biotecnologia, na tecnologia aeroespacial. A ideia é explorar todas as nossas potencialidades”, conclui Labidi.

FONTE:http://www.sectec.ma.gov.br/?sec=not&id=22

Comentários: Com avanço das tecnologias, ampliação da P&D, fomento as inovações e parcerias com as instituições fomentadoras de estudos, pesquisas e desenvolvimento tecnologico, o MAranhão ganha mais uma ferramenta para vencer o atraso e superar as dificuldades e barreiras que impende o desenvolvimento deste estado rico em potencialidades, estamos na torcida para que essas ações se concretizem...

2 comentários:

c.a.moura silva disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
c.a.moura silva disse...

Espero que verdadeiramente o nosso estado esteja tomando esse rumo.Afinal não querendo ser pessimista, mas ao longo de uma vivência como cidadão atento que sou, tenho presenciado um celeiro de boas idéias de inciativas, jurídicas e projetos que objetivam o desenvolvimento sócio-econômico para nossa região, porém na hora da sua execução tornam-se em verdadeiros oásis para corrupção.