Quem sou eu

Minha foto
CAXIAS, MARANHÃO, Brazil
ENG. CIVIL / MS.c.

"POR UM MARANHÃO DO LESTE COMPETITIVO"

"POR UM MARANHÃO DO LESTE COMPETITIVO"
POR UM MARANHÃO DO LESTE COMPETITIVO
OBRIGADO POR VISITAR O WEBLOG !!!!!!!!!!!!!!

THANK YOU, FOR TO VISIT MY WEB SITE !!!!!!!!!!!!!!

Forte abraço do ADMINISTRADOR/ENGENHEIRO

STRONG EMBRACE AND BEST WISHES OF ADMINISTRATOR/ENGINEER

FÁBIO REMY - MS.c


sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

CARACTERIZAÇÃO MINERALÓGICA DE MATÉRIAS-PRIMAS CERÂMICAS DE CAXIAS-MA

CARACTERIZAÇÃO MINERALÓGICA DE MATÉRIAS-PRIMAS CERÂMICAS DE CAXIAS-MA

A.R.S. Assunção1; F.G.V Santos1 ; J.M.R. Mercury1; E.D. Pereira2;
G.F.G. Freitas1; N.S.L.S. Vasconcelos1.
1- Centro Federal de Educação Tecnológica do Maranhão, Av. Getúlio Vargas, nº 04 - Monte Castelo - São Luís-MA - CEP 65025-000
e-mail autor: anademel2000@yahoo.com.br
2- Universidade Federal do Maranhão-UFMA


RESUMO

No Maranhão vários municípios constituem grandes centros cerâmicos por terem amplos depósitos de argilominerais. Nestas localidades, as atividades são realizadas por artesãos e fabricantes. Porém, não existem dados suficientes ou estudos científicos sistematizados sobre as matérias-primas cerâmicas, que caracterizem tecnologicamente estas argilas. Alguns estudos sobre ocorrências geológicas de zeolitas e esmectitas na bacia do Parnaíba apontam para alguns municípios do Maranhão. Neste trabalho, foram estudadas três argilas do município de Caxias-MA. As amostras foram secas ao sol e em estufa e caracterizadas por Análise química, Difração de Raios-X (DRX), Análise Térmico Diferencial e Termogravimétrico (ATD-TG). Os resultados vêm gerando informações de interesse para a indústria cerâmica local e mostram que as matérias-primas analisadas têm potencial para sua utilização em cerâmica estrutural.
Palavras-chave: Cerâmica vermelha, argila, Caxias-MA.


CONCLUSÕES

Este trabalho teve por objetivo analisar as argilas do município de Caxias-MA, as quais tem sido utilizada por artesãos e fabricantes para a produção de artesanatos, utilitários, telhas e tijolos.
Este estudo mostrou que as argilas analisadas apresentam coloração vermelha após a queima e possuem composição mineralógica constituída basicamente de aluminossilicatos (caulinita, mica), rutilo e quartzo. Essas informações são grande de interesse para a indústria cerâmica local e mostram que as matérias-primas analisadas têm potencial para sua utilização em cerâmica estrutural.

Nenhum comentário: