Quem sou eu

Minha foto
CAXIAS, MARANHÃO, Brazil
ENG. CIVIL / MS.c.

"POR UM MARANHÃO DO LESTE COMPETITIVO"

"POR UM MARANHÃO DO LESTE COMPETITIVO"
POR UM MARANHÃO DO LESTE COMPETITIVO
OBRIGADO POR VISITAR O WEBLOG !!!!!!!!!!!!!!

THANK YOU, FOR TO VISIT MY WEB SITE !!!!!!!!!!!!!!

Forte abraço do ADMINISTRADOR/ENGENHEIRO

STRONG EMBRACE AND BEST WISHES OF ADMINISTRATOR/ENGINEER

FÁBIO REMY - MS.c


sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Pesquisadores da Região dos Cocais têm representação da Fapema em Caxias MA

Pesquisadores da Região dos Cocais têm representação da Fapema em Caxias

Mais um escritório da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão, Fapema, é aberto no interior do Estado. Desta vez a região beneficiada com a representação da entidade será a dos cocais. A sede da fundação terá uma sala no campus da Uema de Caxias, que ficará sob a coordenação da PROFª.DRª. Valéria Pinheiro. O projeto de Expansão da Fapema iniciou em 2006, com a instalação do Escritório em Imperatriz, também no campus da Uema, e pretende atender, em breve, cidades como Balsas, Pinheiro e Santa Inês.

Entre as primeiras ações da representante, está o levantamento de dados relacionados ao número de pesquisadores e das linhas e grupos de pesquisa existentes. Outra meta da professora é sensibilizar a comunidade caxiense da importância da pesquisa para o crescimento da região. Valéria pretende difundir a missão e as ações da Fapema entre os cursos de ensino superior e nas escolas públicas e privadas da região, para estimular a participação dos alunos e professores nos prêmios e editais da fundação. A Profª Drª Valéria Pinheiro é graduada em Ciências Biológicas pela Uema (1993), tem mestrado e doutorado em Ciências Biológicas (Entomologia) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (2000 e 2005).

Atualmente é professora Adjunta da UEMA de Caxias. Trabalha na área de Zoologia, com ênfase em Controle de Vetores de interesse médico, atuando principalmente nos seguintes temas: dengue, malária, anophelinos, controle de vetores, investigação de taxas de infecção por técnicas moleculares. A professora acredita que implantação do escritório da FAP será relevante para o desenvolvimento da cidade e de toda a região: “a presença da Fapema vai estimular a difusão do conhecimento e a participação mais ativa dos professores (do ensino médio e superior) na área da pesquisa, para auxiliar na busca de soluções de problemas comuns à região”, coloca.

Caxias – Caxias conta com aproximadamente 144 mil habitantes, dos quais três mil ingressaram no ensino superior, distribuídos entre os onze cursos oferecidos pela UEMA e mais duas instituições de ensino privado. Conforme dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o corpo docente da cidade varia entre 60 e 80 professores, um público atuante na área da pesquisa. De acordo com o Sistema de Cadastro de Pesquisadores da Fapema, o Patronage, os números de trabalhos desenvolvidos na região justificam a abertura da representação da fundação.

O prof. Sofiane Labidi anunciou que serão abertos editais direcionados às áreas prioritárias para otimizar o processo de melhoria de qualidade de vida da população por meio da investigação científica. Para o prof. Labidi, a abertura de mais este pólo representa a resposta a uma demanda intensa de pesquisadores maranhenses: “a Fapema busca ajudar os pesquisadores maranhenses que querem interferir positivamente nos indicadores socioeconômicos por meio do tripé: ensino, pesquisa e extensão. Procuramos atender aos pedidos e solicitações vindos do interior do Estado. Acreditamos que a instalação do escritório em regiões estratégias estimule a comunidade acadêmica e aproxime a vontade de fazer da concretização das ações”, finalizou.


fonte:http://www.portal1.com.br/colunas.asp?colunista=Caxias

Nenhum comentário: