Pesquisadores da Região dos Cocais têm representação da Fapema em Caxias
Mais um escritório da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão, Fapema, é aberto no interior do Estado. Desta vez a região beneficiada com a representação da entidade será a dos cocais. A sede da fundação terá uma sala no campus da Uema de Caxias, que ficará sob a coordenação da PROFª.DRª. Valéria Pinheiro. O projeto de Expansão da Fapema iniciou em 2006, com a instalação do Escritório em Imperatriz, também no campus da Uema, e pretende atender, em breve, cidades como Balsas, Pinheiro e Santa Inês.
Entre as primeiras ações da representante, está o levantamento de dados relacionados ao número de pesquisadores e das linhas e grupos de pesquisa existentes. Outra meta da professora é sensibilizar a comunidade caxiense da importância da pesquisa para o crescimento da região. Valéria pretende difundir a missão e as ações da Fapema entre os cursos de ensino superior e nas escolas públicas e privadas da região, para estimular a participação dos alunos e professores nos prêmios e editais da fundação. A Profª Drª Valéria Pinheiro é graduada em Ciências Biológicas pela Uema (1993), tem mestrado e doutorado em Ciências Biológicas (Entomologia) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (2000 e 2005).
Atualmente é professora Adjunta da UEMA de Caxias. Trabalha na área de Zoologia, com ênfase em Controle de Vetores de interesse médico, atuando principalmente nos seguintes temas: dengue, malária, anophelinos, controle de vetores, investigação de taxas de infecção por técnicas moleculares. A professora acredita que implantação do escritório da FAP será relevante para o desenvolvimento da cidade e de toda a região: “a presença da Fapema vai estimular a difusão do conhecimento e a participação mais ativa dos professores (do ensino médio e superior) na área da pesquisa, para auxiliar na busca de soluções de problemas comuns à região”, coloca.
Caxias – Caxias conta com aproximadamente 144 mil habitantes, dos quais três mil ingressaram no ensino superior, distribuídos entre os onze cursos oferecidos pela UEMA e mais duas instituições de ensino privado. Conforme dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o corpo docente da cidade varia entre 60 e 80 professores, um público atuante na área da pesquisa. De acordo com o Sistema de Cadastro de Pesquisadores da Fapema, o Patronage, os números de trabalhos desenvolvidos na região justificam a abertura da representação da fundação.
O prof. Sofiane Labidi anunciou que serão abertos editais direcionados às áreas prioritárias para otimizar o processo de melhoria de qualidade de vida da população por meio da investigação científica. Para o prof. Labidi, a abertura de mais este pólo representa a resposta a uma demanda intensa de pesquisadores maranhenses: “a Fapema busca ajudar os pesquisadores maranhenses que querem interferir positivamente nos indicadores socioeconômicos por meio do tripé: ensino, pesquisa e extensão. Procuramos atender aos pedidos e solicitações vindos do interior do Estado. Acreditamos que a instalação do escritório em regiões estratégias estimule a comunidade acadêmica e aproxime a vontade de fazer da concretização das ações”, finalizou.
fonte:http://www.portal1.com.br/colunas.asp?colunista=Caxias
WEBLOG RELACIONADO A CIDADE DE CAXIAS,ESTADO DO MARANHÃO, TECNOLOGIA, UFOLOGIA, POLITICA, MEIO AMBIENTE, ADMINISTRAÇÃO, HUMOR, AVIAÇÃO, VIAGENS PELO BRASIL E ASSUNTOS AFINS. "Copiar um autor é plágio, copiar muitos autores é pesquisa" Millor Fernandes ***************** visite: www.engenheirofabioremy.blogspot.com
Quem sou eu
"POR UM MARANHÃO DO LESTE COMPETITIVO"
OBRIGADO POR VISITAR O WEBLOG !!!!!!!!!!!!!!
THANK YOU, FOR TO VISIT MY WEB SITE !!!!!!!!!!!!!!
Forte abraço do ADMINISTRADOR/ENGENHEIRO
STRONG EMBRACE AND BEST WISHES OF ADMINISTRATOR/ENGINEER
FÁBIO REMY - MS.c
THANK YOU, FOR TO VISIT MY WEB SITE !!!!!!!!!!!!!!
Forte abraço do ADMINISTRADOR/ENGENHEIRO
STRONG EMBRACE AND BEST WISHES OF ADMINISTRATOR/ENGINEER
FÁBIO REMY - MS.c
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário